Já pode ser treinado por um robot melhor do que Mike Tyson

Já pode ser treinado por um robot melhor do que Mike Tyson

Desporto

Já pode ser treinado por um robot melhor do que Mike Tyson

Está farto dos murros e pontapés nos sacos de pancada? Agora existe uma solução inovadora que fará de si um mestre do boxe.

Artigo de Bruno Seruca

15-06-2018

Falar de boxe obriga a referir o nome de Mike Tyson, um dos melhores pugilistas de todos os tempos e um atleta que levou muitos jovens a desejar construir carreira no boxe. Na impossibilidade de ser treinador pela lenda do boxe, existe um robot que até é melhor do que o ex-lutador. E que pode ser seu!

A empresa SkyTechSport criou o BotBoxer, um robot de treino que tem como missão simular ao limite a performance de um lutador na vida real. Este aparelho, que tem uma base mecânica ajustável, substitui o treinador e qualquer parceiro de treino. Os mentores do BotBoxer garantem que a máquina supera a agilidade dos maiores campeões de boxe e de lutadores de MMA (Artes Marciais Mistas).

Até lutadores experientes sentem dificuldade a enfrentar o BotBoxer

A base do BotBoxer tem três potentes motores que originam movimentos rápidos e direcionados em diversos sentidos. Um sistema sensível a movimentos faz com que a máquina reaja a socos, criando a sensação de luta contra um adversário real.

O objetivo é criar uma maior velocidade nos golpes ao mesmo tempo que se simulam ataques em tempo real. Os sensores de velocidade são ajustados com recurso a um touchscreen, onde também é possível programar o ângulo dos movimentos, intensidade dos mesmos e a dificuldade para atacar e desviar dos golpes. Até a quantidade de erros do robot, para que o treino não seja frustrante, pode ser regulada.

Um dos maiores reconhecimentos do BotBoxer chega dos próprios lutadores experientes que sentem dificuldades a enfrentar o robot. O aparelho está em fase de pré-venda, devendo chegar ao mercado em setembro. O valor é que será proibitivo para muitos: 15 mil euros.

Fotos: BotBoxer

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Bruno Seruca

15-06-2018



RELACIONADOS