Issa Diop, “o monstro dos duelos” que  deixou Mourinho louco

Issa Diop, “o monstro dos duelos” que deixou Mourinho louco

Desporto

Issa Diop, “o monstro dos duelos” que deixou Mourinho louco

Conheça o jovem central do West Ham que deslumbrou o treinador português no recente jogo com o Manchester United e que esteve nos planos do FC Porto em 2016.

Artigo de André Cruz Martins

25-11-2018

Issa Diop, jovem central francês de 21 anos do West Ham, tem sido uma das grandes figuras do campeonato inglês e viu a conceituada revista “Four Four Two” considerá-lo uma das dez melhores aquisições da Liga inglesa desta temporada. Fortíssimo no jogo aéreo (faz-se valer do seu 1,94 metros de altura) e na capacidade de antecipação, é igualmente um líder nato e apesar da tenra idade já era o capitão no seu ex-clube.

Contratado no último verão ao FC Toulouse por 25 milhões de euros, na altura passou a deter o “título” de aquisição mais cara da história do West Ham, mas por poucos dias, pois logo foi ultrapassado pelo extremo brasileiro Felipe Anderson, contratado à SS Lazio por 38 milhões de euros.

Autogolo no primeiro jogo

Diop impôs-se imediatamente como titular indiscutível da equipa orientada por Manuel Pellegrini, mas o início de época dos “hammers” não foi nada famoso, com três derrotas nas três primeiras jornadas do campeonato. E o valor de Diop foi questionado pela comunicação social britânica logo na sua estreia oficial, diante do Arsenal, em que não esteve bem e até marcou um autogolo.

Foi a partir de setembro e acompanhando a melhoria de forma da equipa que o jovem francês saltou para as primeiras páginas dos jornais, nomeadamente depois de assombrosas exibições que protagonizou nos sensacionais triunfos no reduto do Everton e em casa, diante do Manchester United, ambos por 3-1. Neste momento, o West Ham está fora da zona de perigo e ocupa o 13º lugar.

Os elogios de José Mourinho

Até José Mourinho não deixou passar em claro o grande jogo de Issa Diop diante dos “red devils” e teceu-lhe rasgados elogios. “Ele fez um jogo fantástico e aplaudo o scouting do West Ham por ter contratado este miúdo, um monstro que dominou nos duelos”, sublinhou.

Alguma imprensa britânica garante mesmo que Diop é uma das prioridades de José Mourinho para o reforço do plantel do Manchester United em janeiro. Algo que poderá não querer dizer grande coisa, pois como todos sabemos o técnico português não viu atendido nenhum dos seus pedidos de contratações para o centro da defesa no último verão, o que até agudizou a sua relação com os donos do clube. Entretanto, para além do Manchester United, também o Paris Saint-Germain estará de olho nele já para janeiro.

“O meu treinador é Manuel Pellegrini”

O francês mostrou-se agradado com os elogios do “Special One”, mas sublinhou que está concentrado no atual clube. “Claro que foi bom ouvir isso, mas o meu treinador é o Manuel Pellegrini e a opinião dele é a que mais me interessa. O que me tem dito Pellegrini? Apenas para continuar a evoluir”, revelou. E garantiu que não pensa em transferir-se para um clube de maior dimensão. “Agora estou no West Ham e tenho de tirar o máximo prazer de aqui estar e ter o o melhor desempenho possível”, referiu.

Diop explicou porque se mudou para o West Ham no início desta temporada. “Era o momento certo para sair do Toulouse e o West Ham foi o clube que mais interesse demonstrou, para além de ter um projeto que me cativou”, disse, acrescentando que não poderia estar mais feliz, “pois o West Ham tem os melhores adeptos de Inglaterra”. O seu passe valorizou-se bastante e neste momento, os “hammers” já pedirão qualquer coisa como 60 milhões de libras (cerca de 67,40 milhões de euros).

Esteve no radar do FC Porto

Issa Diop foi apontado como possível reforço do FC Porto em Maio de 2016, quando tinha apenas 19 anos. O alegado interesse dos dragões surgiu na sequência da sua primeira época como sénior no FC Toulouse, na qual alinhou em 21 jogos oficiais, com um golo apontado. Refira-se que antes do West Ham, o Toulouse FC tinha sido o seu único clube, pelo qual alinhou em 95 jogos como sénior, com seis golos marcados.

Na altura do interesse portista, já tinha um longo trajeto nas seleções jovens francesas e dois meses depois sagrou-se campeão da Europa de sub-19, tendo sido eleito para o onze ideal da prova. Curiosamente e como ainda não representou a seleção principal francesa, ainda é elegível para a seleção A de Marrocos (pelo lado da mãe) e do Senegal (pelo lado do pai). No entanto, se continuar a exibir-se desta forma, não deverá faltar muito tempo para que seja chamado por Didier Deschamps.

 

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
André Cruz Martins

25-11-2018



RELACIONADOS