Só Michael Schumacher e Fangio têm mais títulos que Lewis Hamilton na Fórmula 1. Com a conquista do último título de campeão do mundo, o piloto britânico chegou aos quatro, igualando o número de títulos ganhos pelo francês Alain Prost e Sebastian Vettel, o seu principal rival.
Hamilton selou a vitória no último fim-de-semana no Grande Prémio do México, isto apesar de até ter acabado a posição no nono lugar. A prova foi vencida pelo holandês Max Verstappen. O rival de Hamilton no mundial deste anos, Sebastian Vettel, terminou na quarta posição.
O piloto britânico arrecadou o título ainda com duas provas por disputar, o GP do Brasil e de Abu Dhabi. Os 50 pontos em disputa nas duas provas são insuficientes para Vettel chegar ao topo da classificação (Vettel tem 277 pontos, contra os 333 de Hamilton).
Depois de vencer o título, Hamilton afirmou que não quer ficar por aqui. «Este é o meu quarto título, mas eu agora já só penso no quinto,» disse o piloto. Várias antigas estrelas da modalidade têm tecido rasgados elogios ao piloto britânico, apontando-o como um dos melhores de sempre.
«Eu vejo-o [Hamilton] como um dos melhores da sua geração e claro, da F1», disse Alain Prost, que foi igualado em títulos pelo piloto britânico. O brasileiro Emerson Fittipaldi, campeão do mundo por duas ocasiões, destacou as qualidades técnicas de Hamilton: «É um piloto excepcional, combina velocidade com regularidade. Hamilton é daqueles pilotos que melhor representa o nível de exigência e seletividade da F1.»
Depois de igualar Alain Prost e Vettel, a atenção de Lewis Hamilton deverá focar-se em Michael Schumacher. O piloto britânico já tem mais pole positions que o alemão – 72 contra 68 – mas ainda está muito atrás no que a vitória de grandes prémios diz respeito, 62 contra as 91 de «Schumi». A nível de campeonatos do mundo, Hamilton também sai a perder – Schumacher tem 7 – e tem ainda à sua frente o argentino Juan Manuel Fangio, com cinco.
Conseguirá Hamilton continuar neste senda de vitórias? Os entendidos dizem que sim.
Vê mais artigos em destaque: