Hakim Ziyech, o craque estúpido do Ajax que esteve na mira de Benfica e FC Porto

Hakim Ziyech, o craque estúpido do Ajax que esteve na mira de Benfica e FC Porto

Desporto

Hakim Ziyech, o craque estúpido do Ajax que esteve na mira de Benfica e FC Porto

Conheça o médio ofensivo marroquino que é uma das grandes figuras do Ajax e foi um dos carrascos dos “merengues”.

Artigo de André Cruz Martins

06-03-2019

Nem o mais otimista adepto do Ajax sonhava que isto poderia acontecer. Depois de ter perdido na primeira mão por 1-2, em casa, o campeão holandês vou até Madrid e eliminou sem espinhas o atual campeão europeu. Uma vitória por 4-1 frente ao Real Madrid valeu ao conjunto de Amesterdão chegar aos quartos de final da Liga dos Campeões. O primeiro golo da histórica vitória foi apontado por Hakim Ziyech.

Já tinha sido dele o único golo do Ajax apontado na primeira mão e agora também foi ele a abrir o marcador no Santiago Bernabéu. Este médio de ataque de 25 anos, que também pode jogar nas alas, está avaliado em 30 milhões de euros pelo site “Transfermarkt” e tem espalhado o terror pelos relvados holandeses e europeus.

O slow motion mais sexy de sempre. Veja o vídeo:

Este médio de ataque de 25 anos que também pode jogar nas alas está avaliado em 30 milhões de euros pelo site “Transfermarkt” e tem espalhado o terror pelos relvados holandeses e europeus.

Esteve na mira do Benfica e FC Porto

Curiosamente, o nome do talentoso médio marroquino foi falado como possível reforço do Benfica em junho último. O clube da Luz tentou fechar o negócio antes do Campeonato do Mundo, prova onde viria a estar presente e com excelentes exibições, nomeadamente no jogo diante de Portugal. No entanto, o negócio não avançou e nem o interesse de grandes clubes como o Liverpool FC, As Roma, Olympique Lyon e Borussia Dortmund convenceu o Ajax a vender o seu passe. Em 2016, o médio esteve igualmente no radar do FC Porto, mas o Ajax ganhou a corrida ao pagar 11 milhões de euros ao FC Twente.

A escolha de Marrocos

Hakim Ziyech nasceu em Dronten, na Holanda e tem nacionalidade holandesa e marroquina. Foi internacional pela “laranja mecânica” até aos sub-21, mas depois optou por representar a seleção principal de Marrocos. Em maio de 2015, Guus Hiddink, então selecionador da Holanda, convocou-o para um particular e um jogo de qualificação para o Euro 2016, mas acabou por ficar de fora, devido a lesão.

No verão desse ano, Hiddink foi substituído por Danny Blind, que não chamou Hakim para as partidas seguintes e foi então que surgiu o convite do Marrocos, ao qual respondeu afirmativamente. “Nasci na Holanda, mas minhas raízes estão em Marrocos. É lá que o meu pai está enterrado e é em Marrocos que as pessoas gostam de mim. Na Holanda estão sempre à procura de encontrar alguma coisa negativa à minha volta”, explicou.

Van Basten arrasou-o

A escolha de Marrocos fez com que Van Basten, primeiro treinador de Ziyech no SC Heerenven, tenha criticado o seu antigo jogador. “Quão estúpido alguém pode ser por escolher Marrocos quando pode jogar pela seleção holandesa?”, questionou. A verdade é que o médio esteve presente no último Campeonato do Mundo pela equipa africana, enquanto a Holanda não conseguiu a qualificação.

Hakim recordou recentemente as críticas do seu antigo técnico. “Não vejo sentido em falar de Van Basten outra vez. Toda a gente já sabe o que aconteceu e quero deixar essa história pra trás e só penso na seleção do Marrocos”, referiu, às portas do Mundial da Rússia.

Foi cercado por adeptos

Esta época, tudo tem corrido às mil maravilhas para Ziyech no Ajax, mas na época passada não foi assim e chegou a ser muito contestado pelos adeptos, por alegadamente não se esforçar em campo. Depois da copiosa derrota (3-0) com o PSV, que entregou o título do clube de Eindhoven, vários adeptos cercaram o autocarro do Ajax. Quando o médio saiu na tentativa de acalmar os ânimos ouviram-se insultos e pedidos para que abandonasse o clube.

“Foi uma temporada difícil e vivi maus momentos. Mas aprendi muito com tudo o que aconteceu, com os altos e baixos. Na vida, temos sempre de encarar as coisas de frente, como elas são”, realçou. A verdade é que apesar de muito criticado, o internacional marroquino terminou a época como o jogador com mais assistências no campeonato (15) e entrou para a equipa ideal da prova.

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
André Cruz Martins

06-03-2019



RELACIONADOS