Um guarda-redes português e outros três que contam com passagens por Portugal estão entre os 25 que contam mais jogos sem sofrer golos (clean sheets) no século XXI. Curiosamente, a lista, elaborada pelo Transfermarkt, começa e termina com um guarda-redes que passou pelo nosso País, ainda que em contextos de carreira totalmente diferentes.
Leia ainda: Há um português no onze mais valioso da Liga Europa
Sem grandes surpresas, o líder é o espanhol Iker Casillas. O guarda-redes que recentemente pendurou as luvas por conta de um problema cardíaco conta com um total de 439 jogos sem sofrer golos, divididos entre o Real Madrid, FC Porto e seleção espanhola.
O primeiro da lista, na posição 25, é Kasper Schemeichel. É verdade que não jogou de forma profissional no nosso país, mas chegou a integrar as camadas jovens do Estoril-Praia quando o pai, Peter, brilhava com as cores do Sporting. O guarda-redes dinamarquês conta com 205 jogos sem sofrer golos.
Veja o vídeo:
Um português e três velhos conhecidos na lista de guarda-redes com mais clean sheets
No futuro, esta lista deverá ver a entrada de outros guarda-redes com passagem por Portugal, como Oblak ou Ederson. O outro homem das balizas com passagem por cá que está na lista, curiosamente, tal como os dois citados, defendeu as balizas do Benfica: Júlio César. O guarda-redes brasileiros aparece na vigésima posição com 216 clean sheets.
Veja também: Dois jogadores portugueses entre os mais vezes expulsos do século XXI
O único português na lista é Rui Patrício. O atual titular da Seleção Nacional e do Wolverhampton surge na posição 12, com um total de 244 jogos sem sofrer golos. É um dos jogadores da lista que ainda joga. Outros casos, além de Schemeichel, são por exemplo o lendário Buffon (420), Manuel Neuer (327), Hugo Lloris (253), Handanovic (230) Steve Mandanda (219) ou Thibaut Courtois (218), o mais novo da lista.
Foto: Reprodução Instagram