Gibbs-White, o diamante mais cobiçado de Inglaterra está a ser lapidado por Nuno Espírito Santo

Gibbs-White, o diamante mais cobiçado de Inglaterra está a ser lapidado por Nuno Espírito Santo

Desporto

Gibbs-White, o diamante mais cobiçado de Inglaterra está a ser lapidado por Nuno Espírito Santo

Jovem médio de 18 anos do Wolverhampton é uma das grandes sensações do Wolverhampton e há muito que está na mira do treinador alemão para reforçar o Liverpool.

Artigo de André Cruz Martins

14-01-2019

Morgan Gibbs-White, médio centro de apenas 18 anos, é apontado como o novo “wonderkid” do futebol inglês. Está na senda de Jadon Sancho, avançado do Borussia Dortmund da mesma idade. Os adeptos portugueses têm motivos para acompanhar de perto a sua evolução, pois joga no Wolverhampton, equipa treinada por Nuno Espírito Santo que conta com uma “armada” de sete jogadores lusos.

Morgan Gibbs-White ganhou a titularidade muito recentemente, mas tem funcionado como amuleto: nas três ocasiões em que fez parte do onze inicial em jogos da Premier League, os “wolves” venceram Chelsea e Bournemouth e empataram com o Fulham, com um golo tardio que evitou a derrota.

Junte-se a nós no Instagram:

Refira-se que o jovem médio tem ainda dez partidas no campeonato como suplente utilizado e em algumas entrou muito bem, reclamando a titularidade que agora abraçou. O seu impacto foi tão grande que já há várias personalidades a apontarem-no como o próximo jogador a ser lançado por Gareth Southgate na seleção inglesa.

Os elogios de Nuno Espírito Santo

A estreia a titular no campeonato inglês deste talentoso médio surgiu na inesquecível vitória por 2-1 frente ao Chelsea. Foi um dos melhores em campo e teve papel decisivo na jogada do primeiro golo. Nuno Espírito Santo reconheceu a boa prestação do jovem craque, mas coloca travão na euforia. “Ele trouxe energia e foco, mas evidentemente que tem muitas coisas para melhorar. Juntos vamos tentar construir algo”, afirmou depois desse encontro, que colocou um ponto final em sete desafios consecutivos dos “wolves” sem vitórias.

O técnico português aproveitou para elogiar a postura do jovem craque. “Não mudou apesar do ‘hype’ à sua volta. Continua a ser o mesmo rapaz humilde, trabalhador, esforçado e sempre disposto a aprender e a melhorar. Percebo que as pessoas estejam excitadas com ele, mas não vamos apressar as coisas”, acrescentou.

Jürgen Klopp faz-lhe marcação cerrada

Jürgen Klopp, treinador do Liverpool, é um confesso admirador das qualidades de Morgan Gibbs-White. Em janeiro de 2017, os “reds” apresentaram uma proposta ao Wolverhampton pelo jogador, mas não teve sucesso. De resto, na altura, o médio prolongou mesmo o vínculo com os “wolves”.

O interesse parece que não esfriou e de acordo com alguns órgãos de comunicação social ingleses, os “reds” preparam-se para oferecer muito dinheiro pelo jovem médio no final desta temporada. Arsenal e Tottenham serão outros clubes muito atentos a este diamante.

Campeão da Europa de sub-17

Morgan Gibbs-White, cujo ídolo é o antigo internacional inglês Paul Scholes, não era um desconhecido para os ingleses que acompanham o futebol com atenção. Foi uma das estrelas da seleção nacional da rosa que em outubro de 2017 se sagrou campeã europeia de sub-17.

Em janeiro de 2017, com apenas 16 anos, estreou-se na equipa principal do Wolverhampton. Na época passada, com 17 anos, já tinha feito 15 jogos sob orientação de Nuno Espírito Santo, a grande maioria no competitivo segundo escalão inglês.

Concorrente ou “parceiro” de Rúben Neves?

Nos primeiros tempos na I Liga, o treinador português optou por atletas mais experientes. Mas a série de maus resultados e a necessidade de incutir mais irreverência na equipa levou-o a optar pelo “teenager” inglês, com ótimos resultados até ao momento.

Até houve comentadores que defenderam a saída de Rúben Neves do onze, pelo facto de ambos pisarem os mesmos terrenos e nos três jogos que se seguiram à estreia de Gibbs-White, Nuno Espírito Santo

experimentou de tudo: colocou os dois jovens lado a lado a meio campo; concedeu a titularidade ao português, remetendo o inglês para o banco; e na última partida com o Fulham, foi Rúben Neves a ficar de fora, com a titularidade a ser entregue a Gibbs-White.

Elogios chovem de todos os lados

Os elogios ao jovem prodígio têm vindo de todos os lados. O veterano ponta de lança Peter Crouch afirmou o seguinte: “Tenho-me fartado de falar dele desde o jogo particular que disputámos com os ‘wolves’ na pré-temporada e não vou deixar de o fazer tão cedo. Esse miúdo brinca com a bola e passa-a com a compostura de um veterano. Vai chegar bem longe”.

Também o antigo internacional inglês Paul Merson se desfez em elogios. “Que rapaz e que talento excecional. E vê-se que tem uma confiança desmedida. Os ‘wolves’ são o clube indicado para ele evoluir, pois todos os jogadores passam bem a bola e são muito móveis”, analisou.

E ao que tudo indica, Gibbs-White continuará a ser lapidado por Nuno Espírito Santo até ao final da época. Lá mais para o verão se verá se continuará no clube ou se rumará a um clube de maior dimensão.

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
André Cruz Martins

14-01-2019



RELACIONADOS