Gianluigi Buffon assume depressão e ataques de pânico

Gianluigi Buffon assume depressão e ataques de pânico

Desporto

Gianluigi Buffon assume depressão e ataques de pânico

Veterano guarda-redes italiano revela lado desconhecido do futebol, que muitos jogadores tentam esconder do público.

Artigo de Bruno Seruca

09-01-2019

No futebol são comuns as notícias sobre os grandes golos, melhores transferências e erros de arbitragem. Mas pouco ou nada se fala sobre os homens que existem além dos jogadores. E poucos são os atletas que têm a coragem de assumir que lidam com problemas pessoais graves que acabam por ter influência na carreira. O raro exemplo chega agora de Gianluigi Buffon, guarda-redes italiano, de 40 anos, que representa o Paris Saint-Germain.

 

 

Considerado um dos melhores guarda-redes da história do futebol, Buffon confessou, em entrevista à Vanity Fair, que as coisas nem sempre correram bem, como no momento em que sofreu uma depressão na altura em que representava a Juventus. “Durante alguns meses, tudo parou de fazer sentido, parecia todos perguntavam pelo Buffon mas ninguém queria saber do Gianluigi, foi uma época muito difícil”, diz.

“Durante alguns meses, tudo parou de fazer sentido”

“Tinha 25 anos e estava no ponto mais alto da minha carreira, mas um dia antes de uma partida na Serie A, fui ter com Ivano Bordon, treinador dos guarda-redes, e disse-lhe: ‘Ivano, pede a Chimenti que aqueça e jogue. Não me sinto capaz de o fazer.’ Tinha sofrido um ataque de pânico”, conta.

O veterano guarda-redes explica ainda como é que conseguiu superar o momento. “Tive a capacidade de perceber que estava numa encruzilhada entre desistir ou lidar com uma fraqueza que todos temos. Nunca tive medo de mostrar as minhas emoções, de chorar. Não devemos ter vergonha de o fazer”, conclui.

O exemplo de André Gomes

Quando estava no Barcelona, também o jogador português André Gomes aceitou dar uma entrevista onde confessava que jogar se tinha transformado num inferno. O médio confessava ainda que se fechava, não falava com ninguém nem sabia como se livrar daquela situação. André Gomes dizia mesmo que não saia à rua por vergonha.

Fotos: Reprodução Instagram

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Bruno Seruca

09-01-2019



RELACIONADOS