Geromel. De Chaves à seleção em 15 anos

Geromel. De Chaves à seleção em 15 anos

Desporto

Geromel. De Chaves à seleção em 15 anos

Chegou a Portugal com apenas 17 anos, onde além dos flavienses representou o V. Guimarães. Hoje em dia, Geromel é um autêntico herói no Grémio, onde é capitão e é apelidado de GeroDeus pelos adeptos.

Artigo de André Cruz Martins

27-03-2018

Lembra-se de Geromel, defesa central que passou pelo Desportivo de Chaves e pelo Vitória de Guimarães? Aos 32 anos, o brasileiro vive um dos melhores momento na carreira e foi convocado por Tite para os recentes particulares com a Rússia e com a Alemanha, tendo sido alvo de muitos elogios do selecionador.

Esta não foi no entanto a primeira vez que foi chamado, tendo somado as suas duas únicas internacionalizações A há cerca de um ano e meio. “Ele mereceu ser convocado pela grande Libertadores [o Grémio é o campeão em título] e Mundial de Clubes [Grémio foi finalista vencido] que realizou”, justificou Tite, com Geromel a mostrar-se naturalmente satisfeito e a candidatar-se a um lugar no lote de 23 que serão chamados ao Mundial da Rússia.

“Estou feliz por ter sido novamente lembrado pelo Tite. Agora é trabalhar e ele vai ter uma dor de cabeça boa, que todo o técnico gosta de ter, pois na zaga [centro da defesa] temos Miranda, Marquinhos, Thiago Silva, Rodrigo Caio, Gil e Jemerson, todos ótimos jogadores”, considera.

Em janeiro de 2017, um adepto do Grémio colocou Geromel à venda, o que à primeira vez fez supor que não seria muito apreciado, quando o que acontece é precisamente o contrário, como se irá perceber mais à frente. “Europeus e chineses comprem, este é o zagueiro de que vocês precisam, tomem atenção à foto verdadeira dele, não se deixem enganar”, escreveu numa rede social. Uma mensagem que foi muito partilhada, mas com um pormenor: a foto era de Bressan, também central do Grémio, mas um ódio de estimação dos adeptos, que com esta brincadeira se queriam ver livres dele e manter Geromel no plantel. A adoração dos torcedores gremistas é demonstrada por alcunhas como GeroMito, GeroMonstro e GeroDeus.

Longe vão os tempos em que Geromel, natural de São Paulo e com nacionalidade brasileira e italiana, chegou a Portugal, com uma mala carregada de sonhos. Tinha apenas 17 anos e o destino foi o Desportivo de Chaves, onde integrou a equipa de juniores. Na temporada seguinte já fazia parte do plantel principal, tendo realizado 15 jogos oficiais.

Por esta altura já era tido como um dos centrais mais promissores do futebol português e destacava-se pela capacidade técnica e pela forma limpa como normalmente desarmava os adversários, isto para além de sair a jogar com grande classe. Transferiu-se para o Vitória de Guimarães, onde se manteve durante três temporadas, embora só na última se tenha afirmado definitivamente, fazendo excelente dupla no centro da defesa com Sereno, o que despertou o alegado interesse do Benfica. Foi no entanto para o Colónia que se transferiu no verão de 2008 e por lá se manteve durante quatro temporadas, sempre bastante utilizado, até se mudar para o Maiorca, depois do Colónia ter descido de divisão. Só ficou uma época e meia em Espanha e em 2014 rumou ao Grémio.

Geromel é um autêntico herói no Grémio, onde é capitão e apelidado de GeroDeus pelos adeptos

Foi ainda dado como possível reforço do Sporting em duas ocasiões, primeiro em 2011 e mais recentemente no mercado de janeiro de 2015, depois da saída do compatriota Maurício. No entanto, os negócios não se concretizaram.
No Grémio, as coisas não foram fáceis no início e só assegurou a titularidade na segunda época. Entretanto, já chegou a capitão, ganhou a Libertadores e a Copa do Brasil e só lhe falta o campeonato. Fora dos relvados, distingue-se por não ser o típico futebolista, pois vem de uma família de classe média-alta e fala cinco idiomas. Pai de três filhos e casado com a namorada da adolescência, afirmou em entrevista recente que atravessa o melhor período da sua vida e revelou que quer ficar ainda muitos anos no Grémio, possivelmente até terminar a carreira.

Refira-se que Geromel foi um dos sete futebolistas com passagem pelo futebol português que estiveram nos convocados do Brasil para estes dois particulares. Os outros foram o guarda-redes Ederson (ex-Benfica, Ribeirão e Rio Ave), os defesas esquerdos Ismaily (ex-Estoril, Olhanense e Sp. Braga) e Alex Sandro (ex-FC Porto), o central Thiago Silva (alinhou no FC Porto B), o médio defensivo Casemiro (ex-FC Porto) e o médio ofensivo Talisca, antigo futebolista do Benfica que ainda preserva a ligação às águias, estando emprestado ao Besiktas.

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
André Cruz Martins

27-03-2018



RELACIONADOS