Gareth Bale, de “melhor do que Cristiano” ao adeus ao Real Madrid pela porta pequena

Gareth Bale, de “melhor do que Cristiano” ao adeus ao Real Madrid pela porta pequena

Desporto

Gareth Bale, de “melhor do que Cristiano” ao adeus ao Real Madrid pela porta pequena

Depois de ter motivado a saída de Zidane do comando técnico do Real Madrid, agora é o treinador francês que ganha o braço de ferro com aquele que era visto como o substituto de Cristiano Ronaldo nos merengues.

Artigo de Bruno Seruca

20-05-2019

A vida de Gareth Bale em Madrid nunca foi fácil. A começar pela chegada. O galês, hoje com 29 anos, chegou ao Real Madrid em 2013. Na altura, os merengues pagaram 101 milhões de euros para resgatar o jogador ao Tottenham. Sendo que em 2009 já tinham depositado 94 milhões na conta do Manchester United, para contratar Cristiano Ronaldo. Notícias da época davam conta de um alegado descontentamento do português, a grande estrela dos espanhóis, que deixava assim de ser a transferência mais cara do mundo.

 

 

Até ao momento em que Cristiano Ronaldo saiu de Madrid, para rumar à Juventus, Bale viveu sempre na sombra do português. Estando longe de ser um dos jogadores preferidos dos adeptos merengues. Nessa altura, muitos vaticinaram que o extremo galês seria a nova estrela da equipa. “Se deixarem que ele jogue como quer, durante um bom período de jogos consecutivos, pode estar à altura de Cristiano Ronaldo, porque tem um grande talento”, chegou a dizer o seu agente.

“Se deixarem que ele jogue como quer, durante um bom período de jogos consecutivos, pode estar à altura de Cristiano Ronaldo”

Mas os números, e a péssima época do Real Madrid, mostraram uma realidade diferente. Nesta época, Gareth Bale conseguiu marcar apenas 11 golos, tendo feito somente 5 assistências. Números que dizem respeito aos jogos disputados no campeonato e também na Liga dos Campeões. E que ficam a anos luz do que Cristiano Ronaldo fazia com a camisola dos merengues. A isto junta-se o segundo capítulo de uma guerra com Zinedine Zidane, que voltou ao Real Madrid depois de uma saída que teve tanto de inesperada como de polémica.

“Ele queria jogar de uma maneira e o Zidane queria jogar de outra. Essa foi a causa e, com o tempo, as coisas pioraram”, revelou o agente, de modo a explicar o afastamento entre treinador e jogador. Isto antes de Zidane abandonar o clube. E de acordo com a imprensa espanhola, foi mesmo o galês que fez com que o francês abandonasse o clube depois de conquistar a Liga dos Campeões. Desagradado com Bale, Zidane quis vender o jogador. Algo com que Florentino Pérez concordou. Antes de o presidente do clube dar o dito por não dito.

Galês levou Zidane a demitir-se do Real Madrid

Fascinado com a exibição do galês na final da última edição da Liga dos Campeões, Florentino terá dito que Bale era “melhor do que Cristiano” porque “marcava a diferença” nos momentos importantes da equipa. O dirigente chegou mesmo a dizer ao jogador que teria um papel mais influente na equipa. Zidane não gostou e bateu com a porta.

Agora, de volta ao clube, Zidane volta a protagonizar um braço de ferro com o jogador. Que até foi apanhado a rir no banco de suplentes, numa altura em que o Real Madrid perdia em casa com o Bétis, no último jogo do campeonato. “É verdade. Não lhe dei oportunidade de jogar no último jogo. E se tivesse mais uma substituição para fazer, não faria nada diferente”, explicou o treinador. “Quando existe algo de que não gosto, tenho de fazer o que acho ser melhor”, acrescentou.

Este terá sido o último duelo protagonizado por Gareth Bale e Zinedine Zidane. Com o treinador a ganhar o braço de ferro, e aquele que era visto como o substituto de Cristiano Ronaldo a procurar novo clube. Só falta saber qual o clube que estará disposto a pagar uma verba a rondar os 100 milhões de euros. Sendo que em Inglaterra parecem não faltar interessados. Como é o caso do Manchester United e do Tottenham, o ex-clube do galês.

Demorou a afirmar-se no Tottenham

Bale demorou a afirmar-se no Tottenham e estava longe de ser um dos preferidos do treinador Harry Redknapp, como recorda o brasileiro Gomes, que nesses tempos era o guarda-redes titular da equipa. “Ele ficou muito tempo ‘encostado’ porque o treinador não gostava muito dele. Uma vez o Bale até me disse que ia pedir para ser emprestado, porque não estava a jogar e não tinha esperança de o vir a fazer”, revelou.

Tudo mudou quando Assou-Ekotto, o defesa esquerdo titular, se lesionou e Bale começou a jogar nessa posição, convencendo de imediato. Alinhou nessa posição durante cerca de dois anos até Harry Redknapp perceber que renderia mais como extremo esquerdo ou mesmo atrás do ponta de lança.

Esteve para ser emprestado ao Sporting

Em 2009, o Correio da Manhã noticiava que o Sporting iria receber três jogadores por empréstimo. Os jogadores em causa eram Pavlyuchenko e Bale, ambos do Tottenham, e o terceiro era Tosic, médio do Manchester United. Na altura, Bale tinha 20 anos. E ainda era visto como um lateral esquerdo com futuro brilhante, mas longe de ser o craque que é hoje. Não é preciso escrever que Bale nunca chegou a jogar no Sporting, pois não?

Adiou casamento pela terceira vez

Se as coisas não correm bem no campo, longe dele também o jogador tem vivido momentos atribulados. Que inclusivamente o levaram a cancelar o casamento com a sua namorada de infância, Emma Rhys-Jones, que iria decorrer num castelo italiano.

Não houve explicação oficial, mas tudo terá ocorrido devido a mais um problema a envolver o pai da noiva, Martin Rhys-Jones. Que cumpriu pena de prisão por cometer uma fraude internacional de cerca de dois milhões de libras. Também Emma Cummings, a melhor amiga da namorada do futebolista, foi condenada recentemente a 18 meses de prisão, por lavagem de dinheiro.

Esta é a terceira vez que adiam o casamento. Primeiro, foi há seis anos, quando Martin Rhys-Jones foi detido por fraude fiscal e depois em 2016 devido a novo envolvimento de familiares da noiva em negócios ilícitos.

Fotos: Reprodução Instagram

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Bruno Seruca

20-05-2019



RELACIONADOS