Futebol: Acabou a “brincadeira”. Sábado é a sério

Futebol: Acabou a “brincadeira”. Sábado é a sério

Desporto

Futebol: Acabou a “brincadeira”. Sábado é a sério

A época 2017/2018 tem pontapé de saída marcado para o próximo sábado. Benfica e Vitória Sport Clube discutem o primeiro troféu da época, a Supertaça Cândido de Oliveira. O paraeles ouviu três ilustres adeptos dos denominados “grandes” do futebol nacional. Conheça as expectativas para a temporada que aí vem.

Artigo de Pedro Alcaide

01-08-2017

As águias querem chegar ao penta. A norte acreditam cegamente num treinador carregado de mística. Já os leões de Alvalade esfregam as mãos com Doumbia e companhia. Afinal, quem está mais perto de chegar ao ceptro? O paraeles tentou saber a resposta junto de Guilherme Aguiar, José Manuel Capristano e Oceano, referências dos três grandes do futebol nacional.

A mística de Sérgio

Para Guilherme Aguiar, antigo dirigente do FC Porto, o horizonte da nova época com Sérgio Conceição tem tudo para ser risonho: “A pré-temporada está a ser muito prometedora. Conheço bem Sérgio Conceição e a indisponibilidade que tem para perder. Já se nota na dinâmica da equipa os valores que ele tinha enquanto atleta. O caráter com que fala com os jogadores foi fundamental para segurar no plantel quem não queria jogar no FC Porto, nomeadamente Aboubakar”, referiu. Com um grupo de jogadores pouco diferente do que Nuno Espírito Santo dispunha, Guilherme Aguiar crê que a postura dos treinadores faz toda a diferença: “A imagem que Sérgio Conceição passa no banco é totalmente diferente da de Nuno Espírito Santo. Não quer dizer que isso seja sinónimo de vitórias, mas é mais entusiasmante”, finalizou.

Guilherme Aguiar – Antigo dirigente do FC Porto
Leão com margem curta

Oceano foi um dos mais carismáticos capitães do Sporting Clube de Portugal. O jogador, que efetuou 309 jogos de leão ao peito, mostra-se moderadamente expectante com a nova temporada e salienta a margem muito curta que os leões têm na nova temporada: “Os candidatos são sempre os três crónicos. Pela aposta forte que o Sporting tem feito em contratações, tem uma margem de erro muito reduzida. É a terceira temporada de Jorge Jesus e os adeptos querem vitórias”. Sem salientar nenhuma contratação em específico, Oceano crê que o plantel dos leões ainda não está fechado, apontando para “mais uma ou duas contratações” para o grupo verde e branco.

Oceano foi um dos mais carismáticos capitães do Sporting
Benfica: Reforços procuram-se

José Manuel Capristano, antigo Vice-Presidente do Benfica, mostra-se muito pouco confiante para o início da temporada. O ex-dirigente das águias desvaloriza os resultados pouco positivos da pré-temporada, mas não concorda com a passividade do clube da Luz no mercado de transferências: “O Benfica fez, de facto, uma pré-época muito fraca. De qualquer forma nos anos transatos tem sido quase sempre assim e no final é quem faz a festa. No entanto, isso não é garantia de que venha a acontecer novamente”, ressalva. Capristano diz não entender a dificuldade do Benfica em atacar o mercado de transferências: “Desde o final da época que se sabia que Ederson, Lindelof e Nélson Semedo iam sair da equipa. São três peças essenciais numa defesa de cinco elementos. Confio no ‘scouting’ do Benfica, nomeadamente no Rui Costa, mas não percebo como é que não foram já contratados jogadores para compensar os que saíram. A época começa já no sábado para o Benfica”, relembrou. Para o ex-Vice Presidente dos encarnados, assiste-se a alguma sobranceria da equipa dirigente encarnada: “Ligo a BTV e escuto pessoas por quem tenho imensa estima a dizer que em anos anteriores também perdemos jogadores e isso não se notou. As pessoas deviam pensar que isso nem sempre acontece”, concluiu.

José Manuel Capristano – Ex vice-Presidente do SL Benfica

A época futebolística arranca no próximo sábado (dia 5) em Aveiro, com o confronto entre Benfica e Vitória Sport Clube (20h45, RTP1) para a Supertaça.

Veja também:

 

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Pedro Alcaide

01-08-2017



RELACIONADOS