Fim da linha para Zidane?

Fim da linha para Zidane?

Desporto

Fim da linha para Zidane?

O Real Madrid foi surpreendentemente eliminado, em casa, da Taça do Rei por o modesto Leganés. Zidane em apuros?

Artigo de Hugo Mesquita

25-01-2018

Até quando Zidane se vai aguentar ao leme do Real Madrid? A equipa de Cristiano Ronaldo foi eliminada ontem da Taça do Rei pelo Leganés, em pleno Santiago Bernabéu. O treinador francês optou por rodar a equipa – CR7 não foi sequer convocado – e não foi feliz. Depois de ter ganho por 1-0 na casa do Leganés, o Real Madrid perdeu ontem por 2-1, valendo aos forasteiros os golos marcados fora de casa, depois do empate no agregado dos dois jogos (2-2). Um jogo a contar para os quartos-final da competição.

Depois de uma época de sonho, onde ganhou praticamente tudo, a equipa de Zidane está a ter uma época para esquecer. Apesar de já ter ganho três competições este ano – Supertaça espanhola e europeia e o Mundial de Clubes – a equipa madrilena não tem sido feliz no campeonato espanhol – está em quarto lugar, a 19 pontos do Barcelona, ainda que com menos um jogo. A que junta agora esta eliminação precoce da Taça do Rei.

 

 

A vitória folgada na última jornada do campeonato espanhol – 7-1 frente ao Deportivo da Corunha – parecia ter sido um pontapé na crise dos ‘blancos’. Três dias depois a equipa é eliminada da Taça do Rei pelo modesto Leganés e a contestação à equipa sobe de tom. O estado de graça vivido por Zidane depois de ter conquistado duas Ligas dos Campeões e um campeonato pode estar perto do fim.

Apesar do percurso quase perfeito de Zidane nas últimas duas épocas, a saída do antigo internacional francês pode estar para breve. Curiosamente, depois de ter sido eleito este ano o «Treinador do Ano» pela FIFA. Caso seja despedido, igualará o feito de Claudio Ranieri que também foi despedido, então no Leicester City, depois de ter sido nomeado o melhor treinador do mundo.

Rival de Zidane esteve em situação semelhante na época passada

Florentino Pérez deverá manter o francês no comando da equipa até, pelo menos, a eliminatória dos oitavos final da Liga dos Campeões, onde vão defrontar o PSG de Neymar. Curiosamente, a época passada Luís Enrique defrontou os franceses pelo Barcelona numa situação semelhante à vivida agora por Zidane. Na altura, o treinador espanhol foi bastante criticado pelos adeptos blaugrana, mas depois de uma épica reviravolta contra a equipa de Paris (recuperou de uma desvantagem de quatro golos), manteve-se no comando técnico até ao final do campeonato.

 

 

 

O passado de Zidane enquanto jogador de classe mundial teve o condão de unir um Real Madrid cheio de grandes egos. Esse é (talvez injustamente) o principal feito apontado ao treinador francês, colocando de lado a sua qualidade enquanto técnico.

Certo é que Florentino Pérez deixou sair alguns elementos importantes do plantel – como Pepe, James e Morata – e não conseguiu substituí-los com qualidade.

Conseguirá Zidane dar a volta à situação? O Real Madrid conseguirá fazer o ‘tri’ na Liga dos Campeões? Alcançar pelo menos o segundo lugar do campeonato espanhol? Uma coisa parece quase certa, em caso de eliminação da Champions, o treinador francês terá os dias contados em Madrid.

Foto: D.R.

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Hugo Mesquita

25-01-2018



RELACIONADOS