“Filho de Hagi sabe jogar”, já dizia o ditado

“Filho de Hagi sabe jogar”, já dizia o ditado

Desporto

“Filho de Hagi sabe jogar”, já dizia o ditado

O filho da lenda romena impressionou nesta pausa para seleções com um golo de canto direto frente à Bósnia e Herzegovina, num jogo a contar para a qualificação para o Europeu de sub-21, num grupo onde está também a seleção portuguesa.

Artigo de Equipa Paraeles

15-09-2018

Os adeptos do desporto-rei devem estar familiarizados com o nome de Gheorghe Hagi, conhecido como o “Maradona dos Cárpatos”. Um esquerdino habilidoso que espalhou classe nos relvados, principalmente em Espanha, país onde representou o Real Madrid e o Barcelona, mas também ao serviço da sua seleção, a Roménia, que brilhou no Mundial de 94, nos Estados Unidos.

O mago romeno tem agora um digno sucessor. Ninguém mais que o seu filho, Ianis Hagi, um jogador que vai brilhando na primeira divisão romena, no Viitorul Constanta, equipa treinada precisamente pelo pai.

O talento do jovem Hagi, de apenas 19 anos, despertou o interesse de vários colossos do futebol mundial, mas foi a Fiorentina, de Itália, que ganhou a corrida pelo talentoso médio.

Melhor golo desta pausa para seleções é de Hagi

Esteve 6 meses em Itália, mas não impressionou. Depois da pouca utilização na meia época que esteve na “fiore” (apenas 2 jogos), Ianis regressou ao Viitorul Constanta, onde continua a brilhar, sendo inclusive um dos capitães de equipa.

Um outro palco onde Ianis tem também brilhado é nas seleções jovens da Roménia, mais recentemente em representação da equipa de sub-21 daquele país, uma seleção que está a colocar em sério risco a qualificação da equipa de Rui Jorge, os sub-21 de Portugal, para o Europeu da categoria, em 2019.

As duas equipas estão no mesmo grupo e ainda muito recentemente, nesta última paragem para seleções, encontraram-se, em Paços de Ferreira, num jogo vencido pelos romenos (2-1). Ianis foi titular e mostrou vários pormenores de qualidade, fazendo lembrar, em certos momentos, o pai. Mas onde brilhou mesmo foi no jogo que se seguiu, frente à Bósnia e Herzegovina, em que conseguiu marcar um golo de canto direto (um lance conhecido na gíria futebolística como “golo olímpico”).

 

 

A vitória acabaria por sorrir à Roménia, que ganhou o jogo com dois golos sem resposta. As três equipas – Portugal, Roménia e Bósnia e Herzegovina –estão na luta por um lugar no Europeu da categoria. O acesso direto é apenas assegurado pelo primeiro classificado do grupo. Os quatro melhores segundos classificados dos 9 grupos vão disputar um play-off.

Esta época, juntando os jogos pelo clube e pela seleção, Ianis marcou três golos em 12 partidas. Com apenas 19 anos, tem ainda uma larga margem para evoluir. Seria uma hipótese interessante para os três grandes em Portugal.

Conseguirá regressar a uma das principais ligas do futebol europeu? Os genes dizem que sim.

Fotos: Reprodução Instagram

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

PÈ
Artigo de
Equipa Paraeles

15-09-2018



RELACIONADOS