É costume dizer-se que a esperança é a última a morrer. E para Adrien Silva chegou este momento. A FIFA, organismo máximo que tutela o futebol mundial, recusou a inscrição do jogador português. Foi através de comunicado que o Comité do Estatuto dos Jogadores da FIFA confirmou ter recusado o pedido do certificado internacional de Adrien Silva, efetuado pelo Leicester através da Federação Inglesa. Recorde-se que Sporting e Leicester acertaram a transferência do internacional português, por uma verba a rondar os 20 milhões de euros, nos últimos minutos do último dia do mercado de transferências, a 31 de agosto. Os documentos necessários para a inscrição só deram entrada na plataforma da FIFA poucos segundos após a meia-noite. Desde então que a vida profissional de Adrien Silva tem sido pautada por uma experiência nunca antes vivida.
“Nunca vi uma situação como esta em toda a minha vida. Legalmente, alguém pode dizer-me que não estou autorizado a falar com ele, mas o lado humano diz-me para saber como se estará a sentir”, disse Craig Shakespeare, o treinador do clube inglês ao jornal Telegraph. “Adrien é um futebolista no limbo, sem que ele ou eu tenhamos sido culpados. Queremos que se sinta apreciado e, por isso, convidei-o para vir ao balneário depois do último jogo”, acrescentou noutro momento.
“Adrien é um futebolista no limbo, sem que ele ou eu tenhamos sido culpados”, diz o novo treinador do português.
Quem também já se pronunciou sobre a caricata situação foi Fernando Santos, o selecionador nacional. “É uma baixa importante, foi campeão da Europa. Começou comigo a caminhada para o Europeu e gostaria de poder contar com ele para estes dois jogos. Espero que se solucione a questão do Adrien, porque ele tem sempre feito parte deste grupo”, disse na altura da última convocatória para os jogos com Andorra e Suíça, ambos do apuramento para o Mundial do próximo ano, que irá decorrer na Rússia.
Qual o futuro de Adrien? Esta é a questão do momento. O jogador português, de 28 anos, ficará meia época sem ritmo competitivo. Jogando apenas em janeiro faz com que seja complicado perceber como será a integração no campeonato inglês. E com que estado de espírito é que o jogador irá enfrentar os próximos tempos. Isto numa altura em que Portugal prepara a participação no próximo Mundial. Algo que Fernando Santos pretende selar nesta jornada dupla. Em caso de apuramento para a competição, irá Adrien Silva perder espaço na Seleção Nacional, tendo em conta que a sua ausência abre espaço para novos jogadores? Questões que vão demorar meses a ter uma resposta. Aquilo que tem resposta imediata é a certeza de que se trata de um dos piores momentos da carreira de Adrien Silva.
Clica nas imagens e lê outros artigos em destaque