Fica em forma como o prisioneiro mais perigoso

Fica em forma como o prisioneiro mais perigoso

Desporto

Fica em forma como o prisioneiro mais perigoso

Preferir ficar em casa deixou de ser uma desculpa para quem quer ficar em forma. O prisioneiro mais perigoso do Reino Unido ensina a fazer exercício sem quaisquer meios.

Artigo de Hugo Mesquita

22-02-2018

As cenas de prisioneiros a praticar exercício físico nas prisões são já um dos maiores clichés dos filmes de Hollywood. Como tudo o que é inspirado na vida real, acaba por ter algum exagero, mas não foge assim tanto da realidade. Que o diga um dos prisioneiros mais famosos do mundo, Charles Bronson, que afirma conseguir fazer 172 flexões em apenas um minuto. Talvez não estejas familiarizado com o nome de Bronson, mas acredita que ele é uma personagem e tanto. De tal modo que até teve direito a um filme de Hollywood, lançado em 2008, com Tom Hardy no papel principal.

 

 

Preso desde 1974, Bronson tem dedicado estes anos confinado à prática de exercício físico. Desprovido de máquinas, o homem, agora com 65 anos, criou uma série de exercícios para ficar em forma. Série essa lhe deu uma força quase super-humana, não afirmasse ele ser capaz de levantar sozinho uma mesa de snooker. Isto para além de vários recordes dentro da prisão, como o de mais flexões em uma hora: 1, 727.

Bronson passou grande parte da pena em solitária, o que reduziu ainda mais o acesso a materiais para a prática de exercício físico. Ainda assim os resultados foram impressionantes. O facto de os exercícios poderem ser feitos em qualquer lugar, sem materiais, sem custos, sem suplementos e por poderem trabalhar tanto força como cardio, torna este ‘set’ de Bronson, bastante útil para quem prefira fazer exercício em casa.

«Faço mais de 2000 flexões por dia»

O segredo de Bronson passa por fazer diferentes versões do mesmo exercício. O set baseia-se em seis movimentos simples: flexões, agachamentos, elevações,  elevações de pernas, burpees e mergulhos. Nas flexões, por exemplo, o prisioneiro muda a posição das mãos de forma a trabalhar diferentes zonas do corpo.

 

Charles Bronson. Foto: D.R.

 

O fascínio por fitness de Bronson levou-o até a escrever um livro na prisão, «Solitary Fitness»[Fitness Solitário]. Na obra, o autor afirma fazer mais de duas mil flexões por dia, número que foi aumentando com o passar dos anos. Se começares com 10 flexões por dia, todos os dias, podes vir a  a atingir os mesmos números do prisioneiro.

Lê também: 7 dicas imprescindíveis para ganhares músculo

Este é o exemplo perfeito de que não precisas de estar inscrito num ginásio, ou ter um em casa para conseguir estar em grande forma. A prática de exercício foi a forma encontrada por Bronson para se defender dos outros presos. No teu caso, quer seja por pura estética, ou por seres adepto do estilo de vida saudável, o importante é que deixaste de ter desculpas para fazer exercício.

Charles Bronson foi preso em 1974, com 22 anos, depois de ter sido detido por um assalto à mão armada. Pelo crime, foi condenado a 7 anos de prisão, mas o mau comportamento nos vários estabelecimentos por onde passou (agressões a inúmeros polícias e colegas, por exemplo) levou a que acabasse por ser condenado a prisão perpétua. Os comportamentos de Bronson valeram-lhe o título de «Preso mais violento e perigoso do Reino Unido».

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Hugo Mesquita

22-02-2018



RELACIONADOS