Ferland Mendy, do abandono do futebol e da cadeira de rodas ao Real Madrid

Ferland Mendy, do abandono do futebol e da cadeira de rodas ao Real Madrid

Desporto

Ferland Mendy, do abandono do futebol e da cadeira de rodas ao Real Madrid

Defesa francês é um dos jogadores que Zidane mais deseja para a revolução que está a preparar no Real Madrid.

Artigo de Bruno Seruca

07-05-2019

Foi em novembro do ano passado que Ferland Mendy acordou assustado. O jogador francês, de origem senegalesa, estava a dormir uma sesta quando se deparou com chamadas perdidas no telemóvel. “Quando acordei tinha cinco chamadas não atendidas do clube. Pensei: ‘o que fiz? Terei falhado algum treino?’”, revelou o jogador na altura. Na realidade, o telefonema servia para avisar o jogador que tinha sido convocado por Didier Deschamps para a seleção francesa.

 

Leia ainda: Matheus Pereira, o “Salah brasileiro” que não sabe onde vai jogar para o ano

A surpresa foi ainda maior porque o lateral-esquerdo nunca tinha sido convocado para os “Galos”. Nem mesmo nas camadas jovens. Algo que se explica com um verdadeiro milagre, ainda que Mendy não goste dessa palavra. Quando tinha 9 anos, Ferland Mendy entrou para as camadas jovens do Paris Saint-Germain. Só que aos 15 anos foi-lhe detetada uma grave lesão na anca. Uma artrite reumatóide que o atirou para um hospital pediátrico de Paris.

Ferland Mendy passou nove meses engessado

“Estive lá três meses engessado e mais seis em Bullion. Tiraram-me o gesso, estive numa cadeira de rodas e depois com um andarilho. Tive que aprender a andar”, recordou o jogador no dia em que foi apresentado como jogado do Lyon, clube que representa atualmente e em que tem dado nas vistas. Determinado em triunfar no futebol, Mendy voltou à academia do Paris Saint-Germain. “Tive de começar do zero. A melhorar o passe, o controlo de bola… a aprender a jogar novamente”, desabafa.

O novo milionário do futebol francês acabou por dispensar o jogador. Nessa altura, Ferland Mendy mudou-se para os amadores do FC Mantois, então na quarta divisão. Em 2013 assina pelo Le Havre, mantendo um contrato amador. Conquistou o seu espaço e acabou por assinar contrato profissional com o clube da segunda divisão francesa. Em 2017 o Lyon pagou 5 milhões de euros pelo passe do jogador que está agora avaliado em 30 milhões.

Defesa francês custou 5 milhões ao Lyon, que só vende o jogador a troco de 40 milhões

Agora, tudo indica que irá mudar-se para Madrid. Zinedine Zidane quer revolucionar o plantel dos merengues e solicitou a contratação de Mendy, que deverá ocupar o lugar de Marcelo, que estará de saída do clube. Mas o jogador sensação do futebol francês também está debaixo de olho de clubes como Barcelona, Atlético de Madrid e Nápoles. Jean-Michele Aulas, presidente do Lyon, já fez saber que só vende o jogador a troco de 40 milhões de euros.

Fotos: Reprodução Instagram

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Bruno Seruca

07-05-2019



RELACIONADOS