Se tem por hábito ler os nossos textos sobre futebol certamente que já se deparou com várias menções ao site Transfermarkt. Especialmente quando queremos salientar o valor de mercado de um jogador. É comum que o site, com sede na Alemanha, seja o escolhido em todo o mundo para falar de valores de atletas. Quem não está muito satisfeito com isso são os turcos do Fenerbahce. Que decidiram processar o site.
Leia ainda: Cristiano Ronaldo já faz história em Inglaterra
De forma resumida, o Transfermarkt avalia os jogadores com base em diversos fatores. Como é o caso da idade e desempenho em campo. É isto que faz com que a cotação suba ou desça. De acordo com a equipa treinada pelo português Vítor Pereira existe uma manipulação negativa dos valores dos seus atletas. Se olharmos para o site, vemos que Diego Rossi, extremo emprestado pelo Los Angeles FC é o jogador melhor cotado, estando avaliado em 18 milhões de euros. Segue-se o guarda-redes Altay Bayindir, com 14 milhões de euros.
Avaliação de Ozil deixa clube furioso
Existem versões que apontam o valor de Mesut Ozil como algo que despoletou a fúria do clube. O jogador, de 32 anos, tem uma avaliação de apenas 4 milhões de euros. Além disso, os adeptos do clube são da opinião de que os funcionários turcos do site são adeptos do Trabzonspor e não gostam do Fenerbahce.
Polémica com Cristiano Ronaldo
Também Cristiano Ronaldo já foi associado a uma polémica com o Transfermarkt. Tudo aconteceu com o jogador já na Juventus, numa altura em que contava com 21 golos em 21 jogos do campeonato italiano. Sendo que 11 tinham sido apontados de forma consecutiva. Nessa altura, Cristiano Ronaldo estava avaliado em 75 milhões de euros. O que representava uma queda de 15 milhões em relação à avaliação anterior. Cristiano Ronaldo era apenas o 37º jogador na lista dos melhores cotados e terá sido isto que levou a que bloqueasse o Transfermarkt no Instagram. Atualmente, Cristiano Ronaldo está avaliado em 45 milhões de euros.
Fotos: Reprodução Instagram