Famalicão e mais 4 equipas que estão a surpreender a Europa

Famalicão e mais 4 equipas que estão a surpreender a Europa

Desporto

Famalicão e mais 4 equipas que estão a surpreender a Europa

À semelhança do que tem feito o Famalicão em Portugal, existem mais quatro equipas que estão a surpreender nas principais ligas europeias.

Artigo de Hugo Mesquita

12-11-2019

O Famalicão traz nostalgia. O virar e início do novo milénio trouxeram várias surpresas no mundo do futebol. Um pouco por toda a Europa, nas principais ligas, foram-se sagrando campeãs equipas que nem mais o otimista dos adeptos esperaria. Veja-se, por exemplo, o caso do Boavista, em Portugal, na época 2000/2001. Este ano podemos assistir a um fenómeno semelhante.

Se no início do século vimos equipas como a Roma ou o Deportivo (além do já referido Boavista) a sagrarem-se campeãs, este ano podemos ver novamente equipas campeãs que poucos esperariam. É certo que o calendário europeu ainda não vai a meio, mas não deixa de ser surpreendente a presença de algumas equipas no topo das principais ligas europeias. Se apenas uma delas conseguir um feito semelhante ao do Leicester de Ranieri já será um feito digno de registo.

Famalicão, a grande surpresa do campeonato português

Mais uma vez, veja-se o exemplo português, com o Famalicão. A equipa do norte de Portugal surpreendeu tudo e todos quando se manteve durante várias jornadas seguidas no topo da liga portuguesa. Uma derrota contra o FC Porto tirou-lhe o posto número um, mas a equipa de Famalicão ainda vai num honroso terceiro lugar.

Leicester, o veterano das surpresas

Outra equipa que também está a surpreender é um veterano nestas andanças de surpreender os adeptos. É o Leicester que, ao comando de Brendan Rodgers e com um Ricardo Pereira inspiradíssimo, está neste momento na segunda posição da Premier League, apenas atrás do Liverpool.

Leia ainda: De Jurgen Klopp a Zidane, estes são 5 discursos marcantes que ficam para a história do futebol

As estrelas da companhia, além do lateral português, têm sido o goleador Vardy e o jovem Maddison. A confirmação do talento de Tielemans e a imposição no centro da defesa de Soyuncu (substituto de Maguire) também têm sido destaque. Ndidi tem sido o motor da equipa.

Angers, um autêntico desconhecido

Em França mora talvez a maior surpresa. O PSG continua dono e senhor do campeonato francês, mas no terceiro lugar, apenas com menos um ponto que o Marselha de Villas-Boas, está o Angers. Para se ter uma pequena noção, esta é uma modesta equipa que não conta com qualquer título principal francês. Os únicos títulos no seu palmarés são três campeonatos da segunda divisão francesa (1968/69, 1975/76 e 1992/93). Fundado em 1919, esta equipa subiu à elite francesa na época 15/16 e por lá se tem mantido.

Veja o vídeo:

Marco Rose e o dominador Monchengladbach

Quase tão surpreendente é o facto do Borussia Monchengladbach dominar o campeonato alemão à décima primeira jornada. Apesar de ter perdido a principal estrela, Thorgan Hazard, que foi para o Dortmund, a equipa tem se mantido em excelente plano, aproveitando um momento de menor fulgor do Bayer Munique.

O obreiro deste pequeno feito é o jovem treinador Marco Rose, que tinha brilhado nas últimas épocas no Red Bull Salzburg, equipa responsável pelo lançamento de alguns dos mais entusiasmantes jogadores da atualidade (Haland é um exemplo). Marcus Thuram tem sido o goleador de serviço e Denis Zakaria o homem que faz a equipa jogar.

Da Sardenha, com Amor

No país da bota, a surpresa chama-se Cagliari. O clube da Sardenha está no pódio da Série A, apenas com Juventus e Inter à sua frente. Muito do sucesso desta equipa tem um só nome: Nainggolan. O todo-o-terreno belga decidiu regressar ao Cagliari para acompanhar de perto a mulher, que foi diagnosticada com cancro. Este regresso teve o condão de elevar bastante o nível da equipa, que não conta com nenhum jogador de topo (além do próprio belga).

Veja também: Ao estilo de Paulo Sousa, Kyle Walker brilha na baliza de forma inesperada

O outro grande destaque desta equipa é João Pedro Galvão, um jogador com passado no campeonato português. Antes de se juntar à equipa italiana, o médio brasileiro tinha estado no Estoril. Já tinha também, ainda que mais discretamente, jogado no Vitória de Guimarães. Apesar de ser médio, tem sido o goleador da equipa, com 7 golos.

Ninguém aproveita o mau momento dos gigantes espanhóis

No nosso país-vizinho, não existem grandes surpresas. Real Madrid, Barcelona e Atlético Madrid tem estado aquém do potencial dos seus respetivos planteis, mas esta quebra de forma não tem sido aproveitada por nenhuma das outras equipas. O Granada, suplantado pelos talentos portugueses Rui Silva e Domingos Duarte, vinha estando nos lugares cimeiros, mas atravessa agora um período de menor fulgor, com derrotas nos últimos três jogos.

Próximo do topo está o Sevilha, de Lopetegui. A equipa da Andaluzia, que conta com vários jogadores com passagens por Portugal, está a apenas um ponto de Barcelona e Real Madrid, que repartem o primeiro posto com 25 pontos. A Real Sociedad é quinta, com 23 pontos.

Será que alguma destas equipas vai conseguir protagonizar um conto de fadas semelhante ao do Leicester de Ranieri? É difícil, mas nunca se sabe.

Foto: Instagram FC Famalicão

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Hugo Mesquita

12-11-2019



RELACIONADOS