Enes Kanter, a estrela da NBA que falhou jogo por medo de ser assassinado

Enes Kanter, a estrela da NBA que falhou jogo por medo de ser assassinado

Desporto

Enes Kanter, a estrela da NBA que falhou jogo por medo de ser assassinado

O poste turco Enes Kanter não participou no jogo em Londres, frente aos Wizards, com medo de ser assassinado por apoiantes ao regime turco de Erdugan.

Artigo de Hugo Mesquita

20-01-2019

O jogo que opôs os New York Knicks aos Washington Wizards, em Londres, foi um excelente cartão de visita para aquele que é um dos desportos mais populares nos Estados Unidos. A indefinição do resultado até aos 4 segundos finais são o espelho de um jogo bastante bem disputado pelas duas equipas da Conferência Leste. Ainda assim, os adeptos presentes na O2 Arena, ficaram privados de um dos principais ingredientes da partida: Enes Kanter.

O poste turco de 26 anos não viajou com os Knicks para Londres por receio de represálias do regime do presidente da Turquia, Recep Erdogan, de quem é opositor. Apesar de ser uma das principais figuras da equipa e de ter intenção de ajudar a equipa a ganhar, Kanter garante que a vontade de ganhar esbarra no receio por “um homem lunático, maníaco, um ditador”,  a quem já apelidou de “o Hitler do século XXI”.

O jogador turco teve o seu passaporte revogado em 2017 e viu mesmo ser emitido um mandado internacional para a sua detenção, por conta da sua oposição ao regime de Erdogan, que em 2016 sofreu uma tentativa de golpe de Estado. Apesar da apetecível oportunidade de disputar um jogo da NBA na Europa, Enes Kanter acredita que na capital londrina seria um “alvo fácil para muitos espiões”.

Veja o vídeo:

Enes Kanter foi a terceira escolha no Draft de 2011

Apesar da nacionalidade turca, Enes nasceu em Zurique, na Suíça. Foi porém na Turquia que se deu a conhecer ao mundo do basquetebol, ao serviço do Fenerbahçe. Ganhou a medalha de bronze ao serviço da seleção turca no Campeonato Europeu de sub-18, em Metz, em 2009, competição em que foi eleito o MVP.

A qualidade demonstrada pelo poste turco foi muito cedo captada pela NBA. Em 2011, foi escolhido pelos Utah Jazz na primeira rodada do Draft, tendo sido a terceira escolha no geral (Kyrie Irving foi a primeira). Depois de quatro temporadas bem conseguidas nos Jazz, seguiu para os Oklahoma City Thunder, onde jogou duas temporadas.

Em 2017, aviou malas para Nova Iorque para se juntar aos Knicks, num negócio que envolveu ainda Doug McDermott e uma “pick” no segundo round do Draft de 2018 por troca com Carmelo Anthony.

Fotos: Reprodução Instagram

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Hugo Mesquita

20-01-2019



RELACIONADOS