Se seguir estas dicas, as caminhadas podem de facto ajudar a emagrecer

Se seguir estas dicas, as caminhadas podem de facto ajudar a emagrecer

Desporto

Se seguir estas dicas, as caminhadas podem de facto ajudar a emagrecer

As caminhadas podem mesmo ajudar a perder peso, mas para isso é preciso seguir religiosamente as dicas que lhe apresentamos.

Artigo de Equipa Paraeles

18-10-2020

Existe um mito que diz que se quisermos realmente perder peso devemos acelerar um pouco o passo e transformar as nossas caminhadas em corridas. Existe um fundo de verdade nesta assumpção. No entanto, não é cem por cento correta, já que é possível, sim, emagrecer com uma simples caminhada. Para que tal aconteça, apenas necessita de seguir alguns passos.

Importa também referir que é importante saber conjugar uma mão de exercícios de alta intensidade com uma com exercícios mais leves. E é aqui que podem enquadrar-se as caminhadas. “É importante ter uma mistura de exercícios de alta intensidade e baixa intensidade, como caminhar, para uma perda de peso ideal e sustentável”, afirma Lindsey Corak, personal trainer em entrevista à revista Women’s Health.

Leia ainda: Estes são os exercícios que queimam mais calorias

Esta publicação norte-americana recorreu a vários especialistas em exercício físico para que partilhassem alguns truques que ajudem a perder peso com as caminhadas. Surpresa das surpresas (ou talvez não) foram reunidas um total de seis dicas, que dão mais força à ideia que de facto é possível perder peso com as caminhadas. Vamos a elas.

Veja o vídeo:

Dicas importantes para quem quer emagrecer com caminhadas:

Mínimos olímpicos. Desde logo, é importante estabelecer uma meta que deve cumprir todos os dias. Para um dos especialistas entrevistados, as pessoas devem de dar um mínimo de 15 mil passos por dia, durante todos os dias da semana. Isto, claro, se quiserem perder peso.

App para caminhadas. De forma a cumprir as metas descritas acima e como forma de acompanhar parâmetros como ritmo, a distância e calorias queimadas, importa ter um aplicação móvel que ajuda neste processo. Existem várias, é só escolher a que melhor se adequa ao seu smartphone e a si.

Caminhadas diárias. Uma caminhada diária não será suficiente para perder peso. O ideal, segundo um dos especialistas entrevistados, será fazer três caminhadas diárias de um mínimo de 20 minutos de duração.

Veja também:  9 exercícios para fazer no trabalho

Acelere o passo. Deve procurar aumentar gradualmente o ritmo de forma a que o seu ritmo cardíaco aumente. A queima de gordura ocorre quando a frequência cardíaca está entre 60% e 70% do seu máximo.

Passadeira. É uma caminhada improvisada que tem as suas vantagens. Desde logo, não precisa de lidar com o mau tempo. Neste aparelho, pode aumentar a inclinação e isto ajuda a formar mais músculo e, consequentemente, a aumentar a taxa metabólica. Deve aumentar a inclinação em intervalos de três dias.

Alta intensidade, mas por segundos. “Para começar a aumentar a queima de calorias, acrescente alguns intervalos”, explica um dos especialistas. Depois de um aquecimento,  ande a um ritmo considerado desconfortável (mas sustentável) por 15 a 20 segundos a cada minuto.  Repita durante 10 minutos e termine com uma caminha normal por outros 10 minutos.

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

PÈ
Artigo de
Equipa Paraeles

18-10-2020



RELACIONADOS