Dores musculares revelam que o treino é eficaz?

Dores musculares revelam que o treino é eficaz?

Desporto

Dores musculares revelam que o treino é eficaz?

De certeza que já ouviste dizer que as dores musculares são sinal de que estás a treinar bem e que o resultado está a ser bom. Mas será mesmo assim?

Artigo de Bruno Seruca

08-03-2018

Se frequentas o ginásio já experimentaste as indesejáveis dores musculares. E certamente que já viste nas redes sociais diversas brincadeiras partilhadas por pessoas que brincam com as dores que resultam dos treinos de perna. Resumindo, dores musculares são aquelas que sentimos depois do treino. E que se costumam fazer sentir, de forma mais intensa, entre as 24 e 48 horas depois do treino. É comum ouvir dizer que estas dores são boas. Que revelam que estamos a treinar bem e que tudo não passa do resultado de um treino eficaz. Mas será mesmo assim?

 

 

A explicação para as dores musculares costuma estar associada ao ácido lático. Que tende a ser apontado como o responsável pelo desconforto. Mas a realidade é que a acumulação dessa substância estabiliza em pouco tempo. Aproximadamente 25 minutos após o final do treino metade do ácido lático já deixou o teu corpo. Algo que lhe retira culpa na responsabilidade das dores musculares. Sendo assim, afinal o que prova as dores que sentimos no dia seguinte?

 

No pós-treino deves sentir uma dor ligeira.

 

O principal motivo para as dores musculares são as micro-inflamações que têm origem a partir de pequenas lesões provocadas pela contração muscular. E é este desgaste que leva a que os músculos tenham o estímulo necessário para hiperatrofiar, adaptar, crescer e ficar cada vez melhor. E agora já percebes porque te dizem que as dores são boas. Que são um bom sinal.

Mas nada disto significa que devas sentir dores terríveis. Porque essas dores não são imprescindíveis para o crescimento muscular. Aquilo que deves sentir são dores ligeiras. Suaves mas que impeçam que te esqueças de que foste treinar no dia anterior. Tudo aquilo que vá além disto é um exagero e pode ser mesmo preocupante. É um erro pensar que quanto maior for a dor, melhor está a ser o treino. E mais eficaz.

O estímulo muscular deve estar adaptado ao teu tipo de treino. E aquilo a que estás habituado. Se costumas treinar pouco (ou se não treinas) e decides ser o rei do ginásio, com exercícios pesados e com cargas que vão muito além daquilo que suportas, o mais provável é que venhas a ter uma lesão indesejável. Mais rapidamente terás problemas físicos do que ficarás em forma. Por isso, nem oito nem oitenta.

 

Dores que impeçam movimentos são um mau sinal.

 

Mentaliza-te de que as dores musculares são normais. Especialmente quando retomas a atividade física depois de um longo período de ausência. Ou quando aumentas a frequência e carga dos treinos. Mas deverá ser a tal dor suave de que te falámos. Lembra-te de que as dores devem estar ligadas com aquilo a que estás habituado. Se sentes dores que te impedem de fazer movimentos, podes ter a certeza de que é um reflexo de que exageraste no treino. Não te guies pelas dores que sentes mas pela forma como os exercícios estão adequados às tuas necessidades e capacidade física.

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Bruno Seruca

08-03-2018



RELACIONADOS