Donny van de Beek, de tragédia em tragédia rumo ao topo da Europa

Donny van de Beek, de tragédia em tragédia rumo ao topo da Europa

Desporto

Donny van de Beek, de tragédia em tragédia rumo ao topo da Europa

É um dos jogadores do Ajax que mais tem brilhado, mas passou por alguns problemas que poderiam ter dado um rumo totalmente diferente à sua carreira.

Artigo de Hugo Mesquita

07-05-2019

A nova geração do Ajax está a conquistar a Europa, um pouco à imagem do que já tinham feito outras no passado. A equipa vai espalhando magia pelos campos na Liga dos Campeões e, com naturalidade, as suas principais pérolas vão sendo associadas aos principais “tubarões”. Frenkie de Jong, por exemplo, vai rumar ao Barcelona na próxima temporada. Donny van de Beek é um nome que não gera tanto consenso, mas é porventura o elemento mais importante no esquema de Erik ten Hag.

O jovem médio não tem a técnica de Ziyech, a classe de de Ligt ou a técnica de de Jong, mas não é por isso que deixa de ser menos jogador que os talentosos companheiros. Começou como médio defensivo, mas sobe no terreno, quase como um falso nove, no esquema de ten Hag. Isto é fundamental para a pressão alta que a equipa cria, uma das suas principais características.

Leia também: Matheus Pereira, o “Salah brasileiro” que não sabe onde vai jogar para o ano

Nesta zona tão adiantada do terreno, van de Beek recupera bolas importantes, que não poucas vezes acabam em golos, como assiste e muitas vezes acaba por ser o próprio a visar a baliza (com qualidade, diga-se). Na equipa de ten Hag, apenas Tadic e Ziyech estiveram diretamente envolvidos em mais golos que Van de Beek (28) ao longo da temporada.

Será uma grande surpresa se o médio todo-o-terreno do Ajax não acabar por rumar a uma equipa de topo nos próximos anos. Seria o culminar de um percurso que foi tudo menos fácil. Começou logo nas captações no Ajax. O Vitesse e o clube de Amesterdão estavam interessados nos préstimos do jovem que então tinha 10 anos. Um treino pouco conseguido na capital holandesa fez com que quase optasse pelo Vitesse, mas uma segunda chamada do Ajax acabou por fechar o futuro de van de Beek.

Veja o vídeo dos melhores momentos de van de Beek:

O tumor do irmão mais novo

Mas a vida do jovem médio estava longe de ser fácil. Não por falta de qualidade ou empenho nos treinos, mas antes por um grave problema que enfrentava fora dos relvadas. Foi por altura deste arranque de percurso no Ajax que o irmão mais novo de van de Beek foi diagnosticado com um tumor na coluna.

“O momento em que o vi de novo depois da cirurgia, percebi que ele sempre estaria ali por mim”, disse Rody van de Beek, irmão mais novo do craque do Ajax, ao Nu Sport em Janeiro deste ano. ” O Donny é forte, mas ficou abalado. Acho que ele conseguiu tirar energia dos jogos, mas às vezes estava menos interessado em treinar ou jogar “, disse ainda.

Donny conseguiu superar esta fase menos com a ajuda de um companheiro de equipa das camadas jovens do Ajax, Abdelhak Nouri. O colega homenageou o irmão mais novo de van de Beek num jogo contra o PSV, revelando uma camisola branca com a foto de Rody e palavra “força” abaixo. Um gesto que comoveu Donny e que foi o começo de uma grande amizade com Nouri.

O ataque cardíaco do amigo Nouri

“Abdelhak [Nouri] é um jogador fantástico”, disse van de Beek. “Não dá para prever o que ele fará em seguida. A qualquer momento ele é capaz de algo incrível. Sempre é possível aproveitar algo dele no campo e como pessoa ele é sempre tranquilo e divertido”. Os dois jovens foram avançando etapas nas camadas jovens do clube e acabaram por chegar à equipa principal do clube de Amesterdão. Construíram uma forte amizade fora do campo, que culminava em lances espetaculares no relvado.

No verão de 2017, surgiria uma nova contrariedade no caminho de van de Beek. O companheiro Nouri  caiu em campo após uma arritmia cardíaca durante um amigável e teve que abandonar os relvados. Um acontecimento que abalou tudo e todos no clube, mas van de Beek em especial. O médio esperava alcançar grandes coisas em conjunto com o amigo, algo que acabou por não acontecer.

Leia ainda: David Neres, o craque desejado pelos grandes clubes que faz com que a namorada seja insultada

Nouri tem sido desde então uma grande inspiração para van de Beek. O jovem médio holandês marcou ao minuto 34 frente à Juventus. Este número é especial já que era o mesmo que Nouri vestia ao serviço do Ajax. “Não pode ser coincidência”, disse no final do jogo. “Muito especial, nunca vou esquecer”.

O todo-o-terreno van de Beek quer alcançar grandes coisas para homenagear o amigo. E nada seria mais espetacular do que conquistar a Liga dos Campeões ao serviço do clube que representaram juntos.

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Hugo Mesquita

07-05-2019



RELACIONADOS