Domingo gordo em Portugal. Os seis primeiros jogam entre si

Domingo gordo em Portugal. Os seis primeiros jogam entre si

Desporto

Domingo gordo em Portugal. Os seis primeiros jogam entre si

FC Porto-Rio Ave (15h00), Benfica-Sp. Braga (17h30) e V. Guimarães-Sporting (20h00) é um raro cartaz de luxo. Curiosamente, os três grandes terão pela frente clubes “amigos”.

Artigo de André Cruz Martins

22-12-2018

Este domingo, 23 de dezembro, o Pai Natal traz-nos três belos presentes: jogos que envolvem os seis primeiros classificados da I Liga portuguesa. O cartaz imperdível começa às 15h00, com o líder FC Porto a receber o Rio Ave, sexto classificado. Às 17h30, no encontro de maior cartel, o terceiro colocado, Benfica, é anfitrião do quarto, Sp. Braga. A fechar (20h30) o Sporting, segundo classificado, tem uma viagem complicada ao terreno do V. Guimarães, quinto.

A classificação poderá manter-se inalterável, no caso de FC Porto e Sporting vencerem e se o Sp. Braga não perder na Luz. Mas também poderá haver mudanças significativas: os leões passarão a ser os líderes se triunfarem e se os dragões perderem, mas descerão para terceiro se forem derrotados e o Benfica ganhar.

Aliás, os encarnados são os únicos que poderão escalar mais do que uma posição, saltando de quarto para segundo: para isso, “basta” que vençam o seu jogo e que o Sporting seja derrotado. Dentro de campo, a competição será certamente feroz, mas os adversários deste domingo dos três grandes até são clubes com os quais têm relações bastante amistosas.

Galeno é estrela no Rio Ave

O FC Porto tem emprestado vários jogadores ao Rio Ave nas últimas épocas (por exemplo Gonçalo Paciência e Rafa Soares) e em 2018/19 não foi exceção, com o extremo brasileiro Galeno a evoluir em Vila do Conde. O futebolista de 21 anos tem aproveitado a oportunidade, destacando-se como um dos melhores jogadores deste campeonato. Titular indiscutível, soma três golos em 12 partidas da I Liga e seis golos em 19 encontros, se contabilizarmos todas as competições. Tem ainda um total de oito assistências para golo. Felizmente para os azuis e brancos, não poderá defrontar o clube detentor do seu passe.

Foi em 2016 que o FC Porto foi buscar Galeno ao Grémio Anápolis e quase de certeza que fará parte do plantel dos azuis e brancos na próxima temporada. Não poderá voltar em janeiro pois a partir desta época passou a ser proibido que um jogador emprestado a uma formação da I Liga regresse ao clube de origem.

Mattheus Oliveira talismã do V. Guimarães

O Sporting também tem um jogador emprestado ao V. Guimarães. Trata-se do médio ofensivo Mattheus Oliveira, que ainda procura a afirmação em Alvalade. No início de época muito raramente foi opção nos minhotos, mas assumiu-se como titular nas últimas sete partidas. E a verdade é que tem sido um verdadeiro talismã, com a sua equipa a somar quatro vitórias e três empates e a saltar até ao quinto lugar da I Liga, ultrapassando um início de época bastante negativo.

Após duas épocas e meia de bom nível no Estoril Praia, Mattheus foi contratado pelo Sporting no verão de 2017, mas somou apenas quatro partidas oficiais de leão ao peito. Em janeiro de 2018 foi cedido ao V. Guimarães, onde foi titular indiscutível, levando os minhotos a solicitar nova cedência, que foi aceite pela Comissão de Gestão que no último verão liderava o Sporting.

As boas relações entre Salvador e Vieira

No atual plantel do Sp. Braga não figura nenhum jogador emprestado pelo Benfica, ao contrário do que sucedeu em épocas não muito distantes, nomeadamente com Rúben Amorim. No entanto, isso terá muito mais a ver com o estatuto que o clube minhoto conseguiu alcançar nos últimos tempos do que com uma má relação entre os dois emblemas.

Basta recordar a transferência de Rafa para o Benfica no verão de 2017, a troco de 16,4 milhões de euros, naquela que ainda hoje é, de muito longe, o negócio mais caro de sempre entre clubes portugueses. Aliás, é bem conhecida a relação de amizade entre os dois presidentes. De resto, os dois já eram parceiros em vários negócios antes de assumirem a presidência dos seus clubes.

De onde vem o maior perigo

Os três grandes têm de ter muito cuidado com os seus adversários deste domingo. O FC Porto não terá pela frente Galeno, mas não pode descurar o temível ponta de lança Carlos Vinicius (11 golos em 13 jogos esta temporada). O médio de ataque Diego Lopes é outro futebolista a ter em conta. O Sp. Braga tem vários jogadores que poderão desequilibrar no Estádio da Luz. Por exemplo os avançados Dyego Sousa e Wilson Eduardo e os extremos Ricardo Esgaio e Ricardo Horta.

No V. Guimarães, o ponta de lança Davidson (três golos nas últimas cinco partidas da I Liga) e o médio André André, que voltou a ganhar protagonismo depois de algum apagamento no FC Porto, são aparentemente os maiores perigos para o renascido Sporting de Marcel Kaizer.

Crédito da Foto: Benfica

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
André Cruz Martins

22-12-2018



RELACIONADOS