Portugal está nos quartos de final do Euro 2024 e muito o pode agradecer a Diogo Costa. Até porque o guarda-redes do Futebol Clube do Porto, de 24 anos, fez aquilo que nunca nenhum jogador da sua posição tinha feito num Europeu. Com as três defesas, em outras tantas grandes penalidades, o jovem guardião português passa a ser o primeiro a contar com este número de defesas num só jogo numa fase final de um Europeu.
Leia ainda: Sp. Espinho e a acusação de exibir filme pornográfico que era um beijo narrado com golo de Messi
Mas desenganem-se aqueles que acreditam que estamos perante mera sorte de Diogo Costa. Com apenas 24 anos, o jogador do Futebol Clube do Porto tem tudo para começar a ser visto como um especialista em grandes penalidades. Ao longo da carreira, o guarda-redes que tem sido aposta de Roberto Martínez para a baliza da seleção nacional contava com 10 defesas de grandes penalidades. Número que sobe agora para 13.
Números impressionantes
Ou seja, em 27 grandes penalidades, Diogo Costa defendeu 17. O que significa que nesta fase da carreira conta com uma impressionante percentagem de 62,9% de defesas. O que é muito acima da média. Ainda assim, esta foi apenas a segunda vez na carreira em que o jogador esteve numa decisão em grandes penalidades. A primeira tinha sido com a camisola do FC Porto. Foi nos oitavos de final da Liga dos Campeões 2023/24 que os dragões foram eliminados pelo Arsenal nos pontapés de grande penalidade. Nessa vez, Digo Costa não conseguiu parar nenhum remate.
Fotos: Reprodução Instagram