O último jogo que colocou Barcelona e Atlético de Madrid frente a frente acabou com a vitória dos catalães. Algo que acabou por perder protagonismo para a expulsão de Diego Costa. Foi ainda na primeira parte que o avançado foi expulso com cartão vermelho direto. “Cala-te! Queres ser castigado com quatro jogos?”, disse Pique, enquanto tentava acalmar o jogador. Que acabou por ser castigado com 8 jogos.
“Ao minuto 28, o jogador (19) da Silva Costa, Diego foi expulso pelo seguinte motivo: dirigiu-se a mim nos seguintes termos: “A P*** DA TUA MÃE!! A P*** QUE TE PARIU!”, escreveu o árbitro no relatório. Acrescentando ainda que o jogador lhe agarrou o braço em duas ocasiões. Diego Costa recebe assim um dos castigos mais pesados do futebol. Situação que deverá fazer com que abandone o Atlético de Madrid no final da época.
Mas um castigo desta dimensão não é inédito no futebol espanhol, e não só. Cristiano Ronaldo e Pepe também já foram afastados dos relvados durante largos jogos. Também em Portugal existem castigos que ficaram para a história do futebol. O paraeles reuniu 15 castigos, nem todos na sequência de um cartão vermelho, que marcaram o desporto rei e também as carreiras dos jogadores.
Percorra a galeria e descubra 15 longos castigos que ficaram para a história do futebol.
Fotos: Reuters, reprodução de Instagram e DR
Siga o ParaEles no Instagram
1/15
Diego Costa (Atlético de Madrid) | Expulso por ofender e agarrar o árbitro, foi castigado com 8 jogos.
2/15
Marko Livaja (Villarreal) | Depois de ter sido expulso com um vermelho direto, tocou no árbitro enquanto lhe pedia explicações sobre a expulsão. 5 jogos de castigo.
3/15
Pepe (Real Madrid) | Depois de ter pontapeado um jogador, foi expulso, esmurrou outro jogador e ainda ofendeu o árbitro. 10 jogos de castigo.
4/15
Cristiano Ronaldo (Real Madrid) | Depois de ter sido expulso com um segundo cartão amarelo, por simular uma falta, foi castigado em 5 jogos por empurrar o árbitro.
5/15
Luís Suarez (Uruguai) | Foi num jogo do Mundial de 2014 que o avançado mordeu Chiellini durante um jogo. Acabou suspenso 4 meses, o que levou a que a estreia pelo Barcelona tivesse que ser adiada.
6/15
Eric Cantona (Manchester United) | Depois ter sido expulso, o controverso jogador francês ainda aplicou um pontapé a um adepto. Acabou suspenso 9 meses.
7/15
Adrian Mutu (Fiorentina e Chelsea) | Em Itália foi suspenso 6 meses depois de ter tomado comprimidos para não engordar. Em Inglaterra foram 7 meses por ter acusado cocaína num controlo antidoping.
8/15
Mark Bosnich (Chelsea) | Acusou cocaína num controlo antidoping e foi suspenso 9 meses.
9/15
Paolo Di Canio (Sheffield Wednesday) | Depois de ter sido expulso empurrou o árbitro no peito. 11 jogos de castigo.
10/15
Rio Ferdinand (Manchester United) | Apanhou 8 meses de suspensão depois de falhar um controlo antidoping.
11/15
Kolo Toure (Manchester City) | Depois de ter faltado a um controlo antidoping, foi suspenso 6 meses.
12/15
Maradona (Argentina) | Foi no Mundial de 1994 que o astro argentino acusou cocaína e efedrina num controlo antidoping. Foi suspenso 15 meses e nunca mais jogo pela seleção.
13/15
Paulinho Santos (Porto) | Os intensos duelos entre João Vieira Pinto e Paulinho Santos ficam para a história do futebol português. O jogador do Porto chegou a receber um castigo original. Paulinho Santos só teve permissão para jogar quando JVP recuperasse da lesão provocada por uma agressão do jogador. Ficou 3 meses sem jogar.
14/15
Ricardo Sá Pinto (Portugal) | O agora treinador é o dono da maior suspensão do futebol português. O então jogador do Sporting ficou 1 ano sem jogar depois de ter agredido Artur Jorge, aquele que era o selecionador nacional. O jogador foi transferido para a Real Sociedad, mas a FIFA fez com que o castigo também fosse válido em Espanha.
15/15
David Layne, Tony Kay e Peter Swan (Sheffield Wednesday) | Foi no início dos anos 60 que os jogadores se envolveram num esquema de resultados combinados. Ficou provado que os jogadores tinham apostado na derrota da própria equipa. Foram banidos para sempre do futebol, mas a decisão acabou por passar para uma suspensão de 7 anos.
Siga o ParaEles no Instagram