Revelados detalhes da polémica que levou David Beckham a abandonar o Manchester United

Revelados detalhes da polémica que levou David Beckham a abandonar o Manchester United

Desporto

Revelados detalhes da polémica que levou David Beckham a abandonar o Manchester United

Episódio da chuteira que Alex Ferguson pontapeou contra a cara de David Beckham foi o culminar de uma relação que já não estava boa.

Artigo de Bruno Seruca

03-05-2021

Fevereiro de 2003. Foi nesta altura que David Beckham ficou a saber que o seu futuro não iria passar pelo Manchester United. O antigo internacional inglês, uma lenda e ídolo dos adeptos, passava a ter uma má relação com Sir Alex Ferguson e para o treinador escocês só havia uma solução: Que a venda do médio. Na memória de todos está a famosa discussão entre jogador e treinador que culminou com David Beckham a levar pontos no sobrolho. Mas afinal, o que se passou? Tudo isto é agora revelado pelo Daily Star.

Leia ainda: Harry Maguire, o rei das discussões do Manchester United

Apesar de ser um jogador fundamental para Alex Ferguson – participou em 394 jogos – o treinador começou a ficar descontente com a falta de profissionalismo do jogador. Bem como com o estatuto de celebridade mundial devido ao casamento com a Spice Girl Victoria. No dia em que o Manchester United foi eliminado da Taça de Inglaterra pelo Arsenal, a dupla protagonizou um momento bastante intenso. Ferguson deu um pontapé numa chuteira que acabou por acertar na cara de David Beckham.

Alex Ferguson estava descontente com a falta de profissionalismo de David Beckham

A história rapidamente correu mundo, ainda que o treinador tenha tentado aligeirar a situação. “Está sempre a acontecer num balneário. Ficamos chateados”, disse na época. Mas a verdade é que a situação não foi assim tão normal. Na sua autobiografia, o treinador conta que estava a aproximadamente quatro metros de Beckham. O jogador começou a dizer asneiras, Ferguson aproximou-se e deu um pontapé numa chuteira. Em fúria, o jogador encaminhou-se para o treinador, sendo agarrado pelos colegas de equipa. “’Senta-te’, disse-lhe. ‘Desiludiste a tua equipa. Podes discutir o que quiseres’”, conta Ferguson no livro.

“Em pouco tempos estavam os dois prontos para a luta”

Mais tarde, igualmente numa biografia, foi David Beckham a contar o que se tinha passado. “Não sei se alguma vez perdi o controlo como naquela situação. De repente, parecia que estava no meio de uma cena de um filme de gangsters”, conta. Também Diego Forlan, então jogador do Manchester United, abordou o sucedido. “Todos vimos o sangue e pensámos que aquilo não estava a acontecer. Em pouco tempo estavam os dois prontos para lutar”, chegou a revelar. Acrescentando que foram Roy Keane e Van Nistelrooy quem os separou.

Tudo isto levou Alex Ferguson a falar com a direção para dizer que David Beckham tinha de sair do clube. “O minuto em que um jogador do Manchester United acha que é maior que o treinador, ele tem de sair”, explica no livro. E assim foi. No verão de 2003, David Beckham rumou ao Real Madrid numa transferência de 37,5 milhões de euros. Com o passar dos anos, Alex Ferguson e David Beckham conseguiram esquecer a polémica, mantendo uma boa relação.

Fotos: Reprodução Manchester United

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Bruno Seruca

03-05-2021



RELACIONADOS