Muitos olham para o futebol como um desporto de milhões. O que em parte não deixa de ser verdade, porque existem jogadores que ganham muito dinheiro ao ano. Por exemplo, Cristiano Ronaldo, que defende as cores da Juventus, é o jogador mais bem pago da Serie A, com um ordenado anual de 40 milhões. Valor que sobe para os 94 quando se somam os prémios e receitas publicitárias. Sendo que o mais bem pago do mundo é Lionel Messi, com 126 milhões. Mas estes valores estão muito longe dos praticados no campeonato português, e não só.
É em Inglaterra que os jogadores têm os melhores salários
Já é conhecido o resultado do Global Sports Salaries Survey 2018, que dá a conhecer os salários dos jogadores de futebol de todo o mundo. Foram analisados 68 campeonatos mundiais e o topo desta lista é ocupado pela Premier League, o principal campeonato inglês. Onde, em média, um jogador tem um salário anual de 3,3 milhões de euros.
Junte-se a nós no Instagram
Já em Espanha, o ordenado anual ronda os 2,4 milhões de euros, valor que desce para os 1,7 milhões em Itália. Seguem-se os campeonatos alemão (1,5 milhões) e francês (1,1 milhões). Com valores ainda bastante distantes daqueles que se praticam em Portugal. Por cá, um jogador ganha, em média, 307 mil euros por ano. Brasil (576 mil euros), Canadá (446), Arábia Saudita (436) e Argentina (325 mil euros) conseguem ficar à frente do nosso campeonato. O último lugar da lista é ocupado por San Marino, país onde os jogadores têm um salário médio anual de 2500 euros.
Fotos: Reprodução Facebook e reprodução Instagram