Aos 36 anos, e desempregado, Daniel Alves acaba de conquistar o 40º troféu da carreira. Algo que o lateral direito brasileiro conseguiu enquanto capitão da seleção do Brasil que venceu a Copa América. Avaliado em 2,5 milhões de euros, e a estudar propostas para assinar por um novo clube, Daniel Alves ocupa o segundo lugar na lista dos 11 jogadores com mais conquistas. O português Vítor Baía é o último nome dos mais titulados e provavelmente nunca ouviu falar daquele que é o rei dos troféus coletivos.
6 – Vítor Baía
O guarda-redes português é o último classificado do restrito grupo de 10 jogadores com mais conquistas. Ao todo, Vítor Baía conta com 34 conquistas que se dividem por Porto e Barcelona.
6 – Kenny Dalgish
Uma das grandes estrelas do Liverpool, o escocês conseguiu 34 conquistas. Tal como o português, também os momentos de glória se dividem por dois clubes: Celtic e Liverpool.
5 – Zlatan Ibrahimovic
Aquele que se considera o melhor jogador sueco de todos os tempos conta já com 35 troféus na carreira. Desde que passou a ser jogador profissional, Zlatan Ibrahimovic passou por Malmo, Ajax, Juventus, Inter, Milão, Barcelona, Paris Saint-Germain e Manchester United. Atualmente joga nos LA Galaxy.
5 – Ryan Giggs
O galês consegue um feito que não está ao alcance de todos. Ryan Giggs soma 35 troféus sempre ao serviço do Manchester United.
Vítor Baía conta com 34 troféus e é o segundo guarda-redes mais titulado de sempre
5 – Lionel Messi
É um dos melhores jogadores de todos os tempos. Algo que também acaba por se refletir nas conquistas coletivas. Até ao momento, Messi conta com 35 troféus, sempre ao serviço do Barcelona.
5 – Andrés Iniesta
O médio espanhol, considerado um dos génios do futebol moderno, também faz parte do grupo que soma 35 troféus. Conquistou todos ao serviço do Barcelona, o único clube que representou até se mudar para os japoneses do Vissel Kobe.
4 – Oleksandr Shovkovskiy
Um nome que poderá passar despercebido a algumas pessoas. Oleksandr Shovkovskiy foi o guarda-redes titular do Dínamo Kiev durante mais de duas décadas. Também representou o ZSKA Kiev e ao todo conquistou 36 troféus.
Da lista, apenas quatro jogadores ainda estão em atividade
3 – Maxwell
Outro lateral brasileiro que tem direito a ocupar esta lista. Com passagens por clubes como Cruzeiro, Ajax, Empoli, Inter, Barcelona e Paris Saint-Germain, Maxwell conquistou 37 troféus ao longo da carreira.
3 – Ibrahim Hassan
Foi a grande estrela da seleção do Egipto durante 14 anos. Passou por clubes “modestos” como é o caso do Al-Ahly, PAOK, Neuchatel Xamax, Al-Ain, Zamalek e Al-Masry. Ainda assim, conquistou uns impressionantes 37 troféus.
2 – Daniel Alves
Falámos dele no início do texto. Acaba de conquistar o 40º troféu e aos 36 anos quer continuar a jogar. Ao longo da carreira já passou por clubes como Bahia, Sevilha, Barcelona, Juventus e Paris Saint-Germain.
1 – Hossam Hassan
Esta é a grande surpresa da lista. E se está a pensar que já viu o apelido neste texto é porque estamos a falar do irmão gémeo daquele que ocupa o terceiro lugar. Apesar de ter jogado quase sempre com o irmão, consegue somar mais troféus, conseguindo 41 ao longo da carreira. Hossam Hassan passou por Al-Ahly, PAOK, Neuchatel Xamax, Al-Ain, Zamalek, Al-Masry, Tersana e El-Itthiad Alexandria ao longo da carreira.
Cristiano Ronaldo pode entrar na lista
Desta lista, apenas Daniel Alves, Iniesta, Messi e Ibrahimovic se mantêm em atividade. Sendo que Daniel Alves, Iniesta e Ibrahimovic estão mais perto do final da carreira. Algo que poderá fazer com que Messi suba na lista de conquista. Ainda assim, e dependendo do clube que venha a escolher, Daniel Alves tem tudo para alcançar o primeiro lugar da lista.
Leia ainda: Richarlison dedica Copa América à bisavó… mas esquece-se do nome
Esta lista poderá vir ainda a contar com a presença de outro jogador português. Aos 34 anos, Cristiano Ronaldo conta com 31 troféus. Tendo em conta que a Juventus tem conquistado diversas competições por época, o capitão da seleção nacional poderá assim aumentar significativamente o número de conquistas coletivas.
Fotos: Reprodução Instagram