Dale Jennings, do Bayern Munique à 9ª divisão do futebol inglês

Dale Jennings, do Bayern Munique à 9ª divisão do futebol inglês

Desporto

Dale Jennings, do Bayern Munique à 9ª divisão do futebol inglês

Aos 18 anos assinou contrato com o gigante alemão e agora, depois de muitas lesões e problemas pessoais, joga nos distritais do futebol inglês.

Artigo de Bruno Seruca

13-10-2018

Qualquer jovem jogador, especialmente aqueles que jogam em clubes mais modestos, vive com o sonho de chegar aos maiores emblemas europeus. Dale Jennings não é exceção e faz parte do leque restrito daqueles que conseguiram alcançar esse objetivo, ainda que as coisas não tenham corrido na perfeição. Mas já lá vamos. Jennings começou por dar nas vistas no Tranmere Rovers, clube da League One, o equivalente ao terceiro escalão do futebol inglês.

Com apenas 18 anos, o extremo chamou a atenção de clubes ingleses como o Everton e o West Ham, mas a surpresa foi ainda maior no dia em que o treinador lhe disse: “O Bayern Munique quer contratar-te.” “Nunca ninguém tinha ido do Tranmere para o Bayern Munique. E fui, na expetativa de ver como as coisas corriam”, começa por contar à BBC.

 

 

Mas na Alemanha nem tudo correu bem, com o idioma e uma lesão a atrapalharem os sonhos do jogador. “Tentei aprender alemão, lutei durante seis meses. Penso que isso acabou por afetar a minha forma de jogar porque acho que a dada altura tornou-se obsessivo e não conseguia concentrar-me no futebol”, recorda. O que fez com que um ano e meio depois regressasse a Inglaterra, desta vez ao Barnsley, do Championship, a segunda divisão inglesa.

“Nunca ninguém tinha ido do Tranmere para o Bayern Munique”

Uma nova lesão voltou a atrapalhar as ambições do jogador que acabou por se mudar para o Milton Keys, da terceira divisão. Onde acabou por se lesionar num joelho, ficando 6 meses afastado dos relvados. “Não há sentimento pior no mundo do que ter de ficar à parte, a ver os colegas a treinar. Para mim foi demolidor. De cada vez que pensava que estava ficar em forma, acontecia alguma coisa que me puxava para trás”, recorda. Acabou por ficar sem clube.

E foi nessa altura que Dale Jennings teve de travar a maior batalha da vida, quando foi diagnosticada leucemia à filha de apenas quatro meses. Algo que aconteceu no ano passado. “Mentalmente foi arrasador. Nada mais me interessava, eu só queria estar ao pé dela 24 horas por dia, sete dias por semana. O futebol era a última das minhas prioridades”, conta. Mila passou 14 meses em tratamentos e a família recebeu a notícia de que a doença fazia parte do passado. Foi nessa altura que o jogador decidiu voltar aos relvados.

“Sinto que ainda tenho muito para dar ao futebol”

“A nossa luta foi longa, mas depois de recebermos notícias tão boas pensei para comigo, ‘é agora’! Tenho de voltar. Estas notícias que recebemos do médico colocaram tudo sob uma nova perspetiva e decidi voltar a sair de casa, enfrentar o mundo e trabalhar. Temos de nos sacrificar, principalmente quando temos filhos pequenos, e decidi começar de novo, do fundo”, garante. Agora, e com 25 anos, Dale Jennings faz parte do plantel do Runcorn, um modesto clube do 9º escalão do futebol inglês. “Sinto que ainda tenho muito para dar ao futebol”, conclui.

Fotos: Reprodução Twitter e DR

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Bruno Seruca

13-10-2018



RELACIONADOS