Cupra e-Racer acelera no circuito de Montmeló com Mattias Ekström

Cupra e-Racer acelera no circuito de Montmeló com Mattias Ekström

Desporto

Cupra e-Racer acelera no circuito de Montmeló com Mattias Ekström

O motor elétrico desenvolve cerca de 670 cavalos e permite-lhe atingir uma velocidade máxima de 270 km/h. Não menos impressionante é a aceleração de 0-100 km/h, um sprint que cumpre em apenas 3,2 segundos.

Artigo de João Isaac

09-10-2019

A Cupra levou o seu e-Racer até ao circuito de Montmeló em Barcelona para uma primeira fase de testes com o piloto oficial Mattias Ekström, igualmente embaixador da marca. O e-Racer é o primeiro veículo de turismo de competição elétrico. Foi desenvolvido para correr no novo campeonato ETCR em 2020.

O seu motor elétrico desenvolve cerca de 670 cavalos e permite-lhe atingir uma velocidade máxima de 270 km/h. Não menos impressionante é a aceleração de 0-100 km/h, um sprint que cumpre em apenas 3,2 segundos. Ainda mais se considerarmos os 400 quilogramas que transporta devido ao pack de baterias. Dos 0 aos 200 km/h o e-Racer precisa de 8,2 segundos.

Leia ainda: Grupo B regressa a Portugal para o RallySpirit Altronix

Com mais de 25 anos de experiência em competições como os turismos, os ralis e ainda no karting, Mattias Ekström assume-se como um dos mais versáteis pilotos da atualidade. Assim, o sueco de 41 anos é o piloto indicado para liderar o desafio do desenvolvimento do e-Racer. No entanto, esta é uma tarefa realizada em conjunto com os técnicos e engenheiros da Cupra.

Veja o vídeo:

Objetivo é ser campeão com a Cupra

Quando questionado sobre as suas expectativas para este primeiro teste, Ekström respondeu: “Estou ansioso por tentar dominar toda a potência do carro. Outro grande desafio será igualmente habituar-me a conduzir sem caixa de velocidades e sem o som do motor. Este último serve como referência para definir a velocidade com que se aborda uma curva.”

As primeiras impressões foram muito positivas, especialmente à saída das curvas mais lentas onde o poder de aceleração impressiona. Após as primeiras voltas, Ekström referiu ainda que é necessário habituar-se ao quase silêncio absoluto do motor, bem como à gestão da energia das baterias, quase tão importante quanto a rapidez em pista.

Clique aqui para se juntar ao Automundo no Facebook

“Espero poder ajudar a Cupra com a minha experiência e assim tornar o carro mais rápido, consistente e fácil de conduzir. Quando começarmos a competir, vamos focar-nos na vitória e para isso temos de estar muito bem preparados. O meu sonho é ser campeão e levar a Cupra ao lugar mais alto do pódio”, referiu ainda Ekström. Veja aqui as fotos do Cupra e-Racer.


Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
João Isaac

09-10-2019



RELACIONADOS