Cuidado Portugal, a “fera” Piatek está a chegar

Cuidado Portugal, a “fera” Piatek está a chegar

Desporto

Cuidado Portugal, a “fera” Piatek está a chegar

Conheça a história do atual melhor marcador nos principais campeonatos europeus (nove golos em sete jogos pelo Génova CFC) e que está entre os convocados da Polónia para o jogo desta quinta-feira.

Artigo de João Cidra

10-10-2018

Até há algumas semanas quase ninguém conhecia Krzysztof Piatek, mas hoje em dia quem anda minimamente atento ao futebol internacional já decorou o nome (ou, vá lá, o apelido) deste ponta de lança do Génova CFC, atual melhor marcador dos principais campeonatos europeus, com nove golos em sete jogos.

Se estendermos a análise a todos os jogos oficiais de temporada em curso, os números são ainda mais extraordinários, com 13 golos em oito partidas, tudo devido ao “poker” que alcançou em apenas 60 minutos de utilização no encontro da Taça de Itália com o Lecce (triunfo por 4-0). Curiosamente, esse foi o seu primeiro jogo oficial ao serviço da formação italiana, numa apresentação inesquecível aos adeptos.

A grande penalidade mais estranho de sempre? Veja o vídeo

Terceira opção na Polónia?

Piatek só tem uma internacionalização A pela Polónia – no passado dia 11 de setembro, no particular com a República da Irlanda – podendo eventualmente somar a segunda esta quinta-feira, na receção a Portugal, em jogo a contar para a Liga das Nações. Uma vitória da seleção nacional quase a colocará nas meias-finais, pois ficará com seis pontos, contra um da Itália e da Polónia.

O ponta de lança está longe de ser presença habitual nos convocados polacos e não esteve presente no último Campeonato do Mundo. No entanto, o seu assombroso início de temporada não poderia passar despercebido ao selecionador do seu país.

Ainda assim, a não ser que haja uma surpresa, Piatek deverá começar no banco, pois à sua frente está a grande estrela da equipa, Lewandowski e até Milik, futebolista do SSC Nápoles, que tem três golos apontados na atual edição da Série A e que soma 12 golos em 41 internacionalizações.

No entanto, claro que o técnico Jerzy Brzeczek até pode apostar no fulgurante momento de Piatek e lança-lo de início. Uma coisa é certa: quem dera a Portugal ter tantas opções de qualidade para o centro do ataque para esta partida. Relembre-se que Cristiano Ronaldo ficou de fora, com André Silva e Éder a serem os pontas de lança convocados.

Só custou 4,5 milhões de euros

Piatek chegou no último verão ao Génova CFC por apenas 4,5 milhões de euros, vindo dos modestos polacos do Cracóvia Kraków, onde havia apontado 21 golos na época transata. Foi apenas a quinta aquisição mais cara da formação italiana na época em curso e no plantel há dez futebolistas que ganham mais do que os 510 mil euros anuais que ele aufere.

Costuma dizer-se que o campeonato italiano é o mais difícil para os grandes goleadores. Que o diga Cristiano Ronaldo, que apenas faturou por quatro vezes em oito partidas ao serviço da Juventus. Ou André Silva, “rei” em Espanha, mas que apontou apenas dois golos pelo AC Milan em toda a época passada. Por isso, mais surpreendente se torna esta “explosão” de Piatek, o típico ponta de lança de último toque e que necessita de poucas oportunidades para atirar a contar.

Ainda para mais, quando analisamos o seu histórico goleador no (bem) mais fraco futebol polaco: o seu máximo foi obtido precisamente na época passada, com os tais 21 golos, mas num número apreciável de 38 encontros. De resto, prestações bem menos profícuas: 11 em 27 jogos na temporada de 2016/17, também pelo Cracóvia Kraków e 17 golos nas duas épocas anteriores, ao serviço do Zaglebie Lubin.

Ao estilo do ídolo “Pippo” Inzaghi

Sempre que acontece algo imprevisível que foge da rotina no mundo do futebol, surgem análises que tentam desvalorizar determinado feito. E no caso do ponta de lança polaco não foi exceção, com a imprensa transalpina a notar que apenas um dos seis jogos da Série A disputados esta temporada pelo Génova CFC foi contra um adversário que terminou na metade superior da tabela em 2017/18, numa derrota por 4-1 com a SS Lazio.

Por outro lado, é recordado que Piatek marca quase sempre da mesma forma, não tendo nunca necessitado de mais do que três toques na bola para furar as redes. Golos bem ao estilo do seu ídolo Pippo Inzaghi, que se destacava pelas finalizações ao primeiro ou segundo toque, no limite do fora de jogo.

Ode à eficácia e recorde igualado

Notável é o facto de ter necessitado de apenas 14 remates para fazer os seus 9 golos no campeonato e de ter marcado 73 por cento dos golos da sua equipa, que ocupa um modesto 11º lugar na tabela.

Sorte de principiante ou não, a verdade é que Piatek já igualou um recorde de 69 anos na Série A italiana: o último estreante na competição a fazer oito golos nas seis primeiras jornadas tinha sido o dinamarquês Karl Aage Hansen, pelo Atalanta, em 1949-50.

Tubarões europeus atentos

Em face deste arrasador início de temporada, já surgiram notícias do interesse do FC Barcelona no polaco de 23 anos. “Ouvi falar nisso, mas sinceramente não acredito que seja verdade”, afirmou, embora reconhecendo que a médio prazo possa suscitar o interesse dos catalães. “Só estou no Génova há dois meses mas felizmente tenho conseguido ajudar a equipa. Quem sabe qual será a situação no próximo ano?”, questiona.

Para além do FC Barcelona, já foi noticiado o interesse de outros grandes emblemas, como Juventus, AS Roma, Tottenham, Atlético de Madrid e Chelsea. Existe alguma curiosidade para perceber qual será o seu atual valor de mercado, mas os 4 milhões de euros de há dois meses já dão vontade de rir.

Quem não cabe em si de contente é o presidente do Génova CFC, Enrico Preziosi. “Vi um vídeo dele e logo no dia seguinte fechei o negócio, temendo que o valor em breve ultrapassasse os 4,5 milhões de euros. Ainda bem que o fiz, pois de certeza que no futuro valerá bastante mais”, antevê, garantindo que os clubes que o quiserem vão ter de esperar pelo final da época para negociar, pois em janeiro não haverá transferência.

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
João Cidra

10-10-2018



RELACIONADOS