Cristiano Ronaldo ou Messi, quem é melhor? Ciência responde

Cristiano Ronaldo ou Messi, quem é melhor? Ciência responde

Desporto

Cristiano Ronaldo ou Messi, quem é melhor? Ciência responde

Não existe consenso em relação à eterna questão: Ronaldo ou Messi? No entanto, a ciência chegou a uma conclusão.

Artigo de Hugo Mesquita

22-08-2019

Cristiano Ronaldo e Messi são as maiores estrelas do futebol mundial. Gozam esse estatuto há mais de uma década, uma longevidade sem paralelo no desporto-rei. As comparações entre os dois astros são inevitáveis e surge sempre a eterna questão: quem é melhor?

Não existe um verdadeiro consenso. Quer seja por defender um determinado clube, ser natural de um dos países dos jogadores, ou simplesmente preferir um estilo de jogo de um em detrimento do outro. Nem mesmo aqueles que realmente percebem do assunto – jogadores e treinadores – conseguem ter uma opinião consensual.

Leia ainda: Salário de CR7 goleia todos os outros no plantel da Juventus

A ciência é muitas vezes utilizada para responder a estas perguntas difíceis. Foi precisamente isso que aconteceu com esta eterna questão. A Universidade de Leuven, na Bélgica, desenvolveu uma fórmula para conseguir comparar CR7 e o jogador argentino. Numa entrevista ao Sporza, Jesse Davis, responsável pelo projeto, revelou que a fórmula é baseada nas várias ações que compõem o jogo de futebol – remates, passes, cortes, golos, etc. – ao qual serão atribuídas valores consoante a importância e a qualidade das mesmas.

Veja o vídeo:

Cristiano Ronaldo e Messi comparados no período em que ambos disputavam a La Liga

Comparados os dados dois jogadores entre os anos de 2013 e 2018, período em que ambos disputavam o campeonato espanhol, chegou-se à conclusão que o melhor é Lionel Messi. A estrela do Barcelona arrecadou soma uma de 1,21 pontos por jogo, superior à média de 0,61 de Cristiano Ronaldo.

Veja também: Jardel fala sobre primeira paixão de CR7 no Sporting

O responsável pela criação da fórmula explicou a diferença de valores entre os dois jogadores. ” O Ronaldo foi evoluindo consoante os anos para um papel mais avançado, o que faz com que tenha poucas ações no geral, mas as que realiza tem maior impacto. É um pouco como o Harry Kane ou o Salah. Já o Messi é um caso raro, tem várias ações por jogo e todas elas acabam por ser praticamente decisivas”, explica Jesse Davis.

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Hugo Mesquita

22-08-2019



RELACIONADOS