Cristiano Ronaldo lidera domínio esmagador da Juventus em Itália

Cristiano Ronaldo lidera domínio esmagador da Juventus em Itália

Desporto

Cristiano Ronaldo lidera domínio esmagador da Juventus em Itália

Clube reforça posição dominante na Série A depois da chegada do jogador português e nenhum rival parece em condições de conseguir parar a “vechia signora”.

Artigo de André Cruz Martins

07-11-2018

A Juventus tem sido a grande dominadora do campeonato italiano ao longo da história e o título de campeã nacional não lhe escapou nas últimas sete temporadas. A sua superioridade aumentou na temporada em curso, depois da chegada de Cristiano Ronaldo, somando dez vitórias e um empate após 11 jornadas e dispondo de uma confortável vantagem de seis pontos sobre o Inter Milão e o SSC Nápoles.

Curiosamente, soaram os alarmes pelo facto do jogador português ter ficado em branco nas três primeiras jornadas. “Ronaldo está a demorar-se a adaptar ao futebol italiano” ou “Itália não é como Espanha e Ronaldo vai ter mais dificuldades em marcar golos”. Quem assim pensou enganou-se e nas oito rondas seguintes, CR7 faturou por sete vezes e já é o terceiro melhor marcador da competição, atrás de Piatek, do Génova CFC (9 golos) e Immobile, da SS Lazio (8 golos).

CR7 bate recorde de 60 anos na Juventus

De resto, o internacional português bateu um recorde de 60 anos na Juventus, ao fazer sete golos nas primeiras dez jornadas do campeonato. O último jogador “bianconero” a consegui-lo tinha sido o inglês John Charles, em 1958. A melhor exibição do astro português ocorreu no encontro da décima jornada, quando marcou os dois golos que permitiram dar a volta no reduto do Empoli FC, o segundo dos quais através de um fulminante remate de fora da área.

 

Inter Milão e SSC Nápoles na perseguição à “Juve”

Pela amostra das primeiras 11 jornadas – está praticamente decorrido o primeiro terço do campeonato – vai ser quase impossível destronar a Juventus do primeiro lugar. Inter Milão e SSC Nápoles até estão a fazer uma prova digna de realce, somando 25 pontos, mas a verdade é que a “vechia signora” já está seis pontos à frente.

Curiosamente, o Inter Milão não começou nada bem, mas entretanto encarreirou e regista sete vitórias consecutivas. E até João Mário “acordou”, estreando-se no campeonato com duas titularidades nas duas derradeiras partidas e até com um golo marcado na goleada por 5-0 ao CFC Génova, que conta de novo com Miguel Veloso, que regressou ao clube fora do período de mercado, aproveitando a condição de jogador desempregado (tem dois jogos disputados, num total de 55 minutos).

Se o Inter Milão aparece em busca dos tempos áureos, o SSC Nápoles continua no registo habitual – segundo lugar, atrás da crónica campeã Juventus. Prevê-se uma boa luta entre “nerazzurri” e napolitanos pelo primeiro lugar dos últimos, com o AC Milan e a SSC Lazio à espreita, mas ambos já com quatro pontos de atraso face aos rivais.

US Sassuolo, a equipa-sensação

O US Sassuolo tem sido a grande surpresa desta edição da Série A, ocupando para já o sexto lugar, que dá acesso direto à Liga Europa da próxima época. E a grande estrela tem sido o renascido Kevin-Prince Boateng, atuando como ponta de lança e com excelente rendimento (5 golos em 10 jogos). A ver vamos até onde chegará a equipa comandada por Roberto de Zerbi e que, para além de Kevin-Prince, conta com o extremo direito Domenico Berardi como grande figura.

Kevin-Prince Boateng, das noitadas em Londres, ao chumbo no Sporting e à segunda vida em Itália

O que se passa com a AS Roma?

A grande deceção da Série A tem sido a AS Roma, que ocupa um inusitado nono lugar, a 15 pontos da líder Juventus. O começo de prova dos “giallorrosi” foi terrível, com apenas uma vitória em cinco jogos. As coisas melhoraram com três triunfos consecutivos e a aproximação aos lugares da frente, mas nos últimos três encontros tudo piorou, com dois empates e uma derrota. A equipa comandada por Eusebio Di Francesco tem de dar “corda aos sapatos”, pois já está a nove pontos do último lugar de acesso à Liga dos Campeões, competição em que tem marcado presença nos últimos (largos) anos. Edin Dzeko (7 golos no campeonato) não chega para tudo.

Estrelas e revelações

Vários jogadores têm-nos brindado com um desempenho brilhante nesta Série A. Na Juventus, Cristiano Ronaldo tem sido muito bem acompanhado pelo compatriota João Cancelo, que “pegou de estaca” no lado direito da defesa e já viu o seu treinador, Massimo Allegri, confessar que pode em breve tornar-se no melhor do mundo na sua posição, desde que melhore um pouco o seu desempenho defensivo.

Ainda na Juventus, Alex Sandro, outro velho conhecido do futebol português, tem estado em grande plano, sendo apontado pela generalidade da comunicação social transalpina como o melhor defesa esquerdo a jogar no país. No meio-campo, Pjanic tem sido o habitual pêndulo e no ataque, Dybala tem brilhado ao lado de Cristiano Ronaldo.

No entanto, a grande surpresa do campeonato italiano tem sido Piatek, ponta de lança do CFC Génova e atual melhor marcador do campeonato, com nove golos. O polaco chegou no verão por apenas 4,5 milhões de euros, proveniente dos modestos polacos do Cracóvia Kraków, mas o seu passe já valerá sete vezes mais e tem sido apontado como possível reforço do FC Barcelona. Outro avançado que tem brilhado é Ciro Immobile, autor de oito tiros certeiros pela SSC Lazio. Nada que surpreenda, pois os seus números pelos “laziale” são avassaladores, somando 76 golos em 102 partidas.

Mertens, Insigne e Milan Škriniar

No SSC Nápoles, a habitual dupla atacante formada pelos “baixinhos” Mertens e Insigne continua a causar estragos (sete golos cada na Série A). O brasileiro Allan também tem estado em grande plano e a imprensa apelida-o de “médio omnipresente”, pois parece que está em todo o lado ao mesmo tempo.

E no Inter Milão tem brilhado o defesa central Milan Škriniar. Quem diria que um jogador com o nome do principal rival seria tão querido pelos adeptos? Vamos ver se irá continuar muito tempo nos “nerazzurri”, pois já é falado como possível reforço de Manchester United, Manchester City e FC Barcelona. Para já, garante que está bem no Giuseppe Meazza, sendo que o Inter Milão exige qualquer coisa como 80 milhões de euros pelo seu passe.

Alessio Cragno é o guarda-redes em destaque na Serie A

Uma das grandes revelações em Itália tem sido Federico Chiesa, avançado da Fiorentina que é filho do conhecido antigo ponta de lança com o mesmo apelido. Foi lançado por Paulo Sousa em 2016, mas só “explodiu” esta temporada, destacando-se pela velocidade, técnica e sentido de oportunidade. Pode jogar em qualquer das alas do ataque e como ponta de lança.

O guarda-redes que mais tem surpreendido é Alessio Cragno (Cagliari Calcio) e inclusivamente já se estreou pela seleção italiana. De referir ainda as boas exibições de Bruno Alves no Parma Calcio 1913, onde agarrou o lugar sem problemas e logo se impôs como capitão de equipa, apesar de só ter chegado este verão, proveniente do Glasgow Rangers. Parma que tem feito um campeonato tranquilo, estando na 12ª posição, oito pontos acima da linha de água.

Parma, o gigante caído em desgraça está de volta à Serie A

Resultados surpreendentes

A Série A tem-nos brindado com alguns resultados surpreendentes neste primeiro terço de competição. Eis os exemplos mais paradigmáticos: AS Roma, 0 – Spal 2013, 2; Bolonha, 2 – As Roma, 0; Inter Milão, 0 – Parma Calcio 1913, 1; Sampdoria, 3 – SSC Nápoles, 0.

Fotos: DR

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
André Cruz Martins

07-11-2018



RELACIONADOS