Conheça 10 dos desportos mais bizarros e dois deles até se praticam em Portugal

Conheça 10 dos desportos mais bizarros e dois deles até se praticam em Portugal

Desporto

Conheça 10 dos desportos mais bizarros e dois deles até se praticam em Portugal

Conheça 10 desportos bizarros praticados em vários pontos do mundo. Alguns podem levar à morte dos atletas e dois deles ate já se praticam em Portugal.

Artigo de Equipa Paraeles

27-04-2024

Alguns dos desportos bizarros mais praticados no mundo fogem completamente aos tradicionais. Uns jogam-se sem bola ou sem rede e outros são demasiado violentos. São dezenas as modalidades curiosas e excêntricas que existem em vários países e que divertem as pessoas que os praticam e quem assiste. Elaborámos uma lista com 10 desportos bizarros realizados em vários ponto do mundo. E um deles até já é praticado em Portugal.

Leia ainda:

 

Corrida de panquecas

Em Londres existe uma corrida muito inusitada. A corrida de panquecas acontece anualmente no dia que antecede a quarta-feira de cinzas. Esta tradição existe desde 1445 e no início apenas as mulheres participavam. Agora, os homens também já participam na corrida que tem como objetivo correr até uma igreja. Ao chegarem à igreja os participantes devem tentar virar a panqueca que transportam numa frigideira.

Sepak Takraw

Surgiu há mais de 500 anos no sudeste asiático e é muito popular na Tailândia, Camboja, Malásia, Laos e Indonésia. É uma mistura de futevólei com acrobacias e no campo duas equipas com 2 ou 3 jogadores tentam pontuar com movimentos acrobáticos. Como no voleibol a equipa pontua quando a bola toca o chão. Só se permite aos jogadores utilizar os pés e a cabeça para tocar na bola.

Lançamento do anão

Um desporto muito diferente da maioria. Foi criado na década de 80 nos bares da Austrália. E como diz o nome, ganha quem lançar o anão mais longe. Considerado perigoso e acusado de denegrir a imagem dos anões, o desporto foi banido. Mesmo assim havia quem defendesse a modalidade ao alegar que era uma maneira dos anões ganharem dinheiro.

Hóquei subaquático

O Hóquei subaquático foi inventado em 1954 em Inglaterra. Inicialmente chamado de “Octopush”, decorre no fundo da piscina, sem ajuda de garrafas de mergulho. As equipas são de 10 jogadores (6 de campo e 4 suplente) e o objectivo é marcar o máximo de golos possíveis em duas partes de 15 minutos cada. A modalidade já chegou a Portugal e tem tido cada vez mais praticantes.

Eukonkanto

O Eukonkanto é o campeonato mundial de carregamento de mulheres organizado na Finlândia. É um evento anual que reúne diversos casais à procura da vitória e de prémios exclusivos. Durante a corrida, o marido ou namorado, deve carregar a companheira no dorso durante um percurso superior a 250 metros que conta com diversos obstáculos, incluindo piscinas e pisos escorregadios. Vence aquele que passar a meta em primeiro lugar.

Jai-Alai

Surgiu na Idade Média na região do País Basco. Atualmente, é praticado em vários países como Itália, França e Portugal. As regras são básicas: a bola tem de ser recebida sem bater no chão ou bater apenas uma vez e atirada contra a parede frontal num movimento único e fluído. De resto, é parecido com o squash: perde o ponto quem falhar o serviço, meter a bola fora, deixar a bola bater duas vezes, segurar a bola ou interferir com um jogador da equipa adversária.

Corrida do Queijo

Foi criado em Copper’s Hill, em Inglaterra, há mais de 200 anos. Em cada evento são realizadas várias corridas, divididas em categorias, de acordo com sexo e idade. Os queijos fabricados na região de Gloucestershire, são atirados sucessivamente de cima da colina por um convidado. Devido ao formato redondo, os queijos chegam atingir velocidades superiores a 100 km/h. O objetivo dos concorrentes é fazer o mesmo trajeto e perseguir os queijos que pesam aproximadamente 3,5 quilos. A primeira pessoa que a chegar a meta leva o queijo para casa. A ideia original da competição é que o concorrente agarre o queijo ao descer, algo praticamente impossível devido à velocidade atingida pelo queijo.

Kabbadi

Talvez o mais simples dos desportos apresentados nesta lista. Desporto nacional do Bangladesh, o Kabbadi possui regras básicas. Duas equipas, cada uma constituída por 7 jogadores, defrontam-se num campo com uma linha no meio. Uma das equipas envia um jogador, que tem a missão de tocar nos adversários e retornar ao seu campo. Se isso acontecer ganha pontos, se os adversários impedirem-no de voltar, está eliminado do jogo.

Hurling

Criado há mais de 3 mil anos pelos Celtas, tem sido bastante praticado na Irlanda. Muito semelhante ao hóquei, o jogo tem dois períodos de 35 minutos. As equipas são compostas por 15 jogadores e o objetivo é simples: marcar pontos ao adversário. A parte complicada é que tem de se usar um taco, o Hurley.

Buzkashi

Muito praticado na Ásia Central, o Buzkashi foi criado há sensivelmente 800 anos. Considerado um dos desportos mais violentos do mundo, é parecido ao pólo mas funciona de forma totalmente diferente. Em vez de uma bola, os atletas utilizam a carcaça de uma cabra sem cabeça, que deve ser arrastada para o centro do alvo. Para contornar os adversários, os participantes chicoteiam os cavalos dos adversários. O jogo pode durar vários dias e devido à brutalidade do jogo, já morreram algumas pessoas e as lesões são bastante comuns.

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

PÈ
Artigo de
Equipa Paraeles

27-04-2024



RELACIONADOS