Alguns dos desportos bizarros mais praticados no mundo fogem completamente aos tradicionais. Uns jogam-se sem bola ou sem rede e outros são demasiado violentos. São dezenas as modalidades curiosas e excêntricas que existem em vários países e que divertem as pessoas que os praticam e quem assiste. Elaborámos uma lista com 10 desportos bizarros realizados em vários ponto do mundo. E um deles até já é praticado em Portugal.
Leia ainda: Se seguir estas dicas, as caminhadas podem de facto ajudar a emagrecer
Corrida de panquecas
Em Londres existe uma corrida muito inusitada. A corrida de panquecas acontece anualmente no dia que antecede a quarta-feira de cinzas. Esta tradição existe desde 1445 e no início apenas as mulheres participavam. Agora, os homens também já participam na corrida que tem como objetivo correr até uma igreja. Ao chegarem à igreja os participantes devem tentar virar a panqueca que transportam numa frigideira.
Sepak Takraw
Surgiu há mais de 500 anos no sudeste asiático e é muito popular na Tailândia, Camboja, Malásia, Laos e Indonésia. É uma mistura de futevólei com acrobacias e no campo duas equipas com 2 ou 3 jogadores tentam pontuar com movimentos acrobáticos. Como no voleibol a equipa pontua quando a bola toca o chão. Só se permite aos jogadores utilizar os pés e a cabeça para tocar na bola.
Lançamento do anão
Um desporto muito diferente da maioria. Foi criado na década de 80 nos bares da Austrália. E como diz o nome, ganha quem lançar o anão mais longe. Considerado perigoso e acusado de denegrir a imagem dos anões, o desporto foi banido. Mesmo assim havia quem defendesse a modalidade ao alegar que era uma maneira dos anões ganharem dinheiro.
Hóquei subaquático
O Hóquei subaquático foi inventado em 1954 em Inglaterra. Inicialmente chamado de “Octopush”, decorre no fundo da piscina, sem ajuda de garrafas de mergulho. As equipas são de 10 jogadores (6 de campo e 4 suplente) e o objectivo é marcar o máximo de golos possíveis em duas partes de 15 minutos cada. A modalidade já chegou a Portugal e tem tido cada vez mais praticantes.
Eukonkanto
O Eukonkanto é o campeonato mundial de carregamento de mulheres organizado na Finlândia. É um evento anual que reúne diversos casais à procura da vitória e de prémios exclusivos. Durante a corrida, o marido ou namorado, deve carregar a companheira no dorso durante um percurso superior a 250 metros que conta com diversos obstáculos, incluindo piscinas e pisos escorregadios. Vence aquele que passar a meta em primeiro lugar.
Jai-Alai
Surgiu na Idade Média na região do País Basco. Atualmente, é praticado em vários países como Itália, França e Portugal. As regras são básicas: a bola tem de ser recebida sem bater no chão ou bater apenas uma vez e atirada contra a parede frontal num movimento único e fluído. De resto, é parecido com o squash: perde o ponto quem falhar o serviço, meter a bola fora, deixar a bola bater duas vezes, segurar a bola ou interferir com um jogador da equipa adversária.
Corrida do Queijo
Kabbadi
Talvez o mais simples dos desportos apresentados nesta lista. Desporto nacional do Bangladesh, o Kabbadi possui regras básicas. Duas equipas, cada uma constituída por 7 jogadores, defrontam-se num campo com uma linha no meio. Uma das equipas envia um jogador, que tem a missão de tocar nos adversários e retornar ao seu campo. Se isso acontecer ganha pontos, se os adversários impedirem-no de voltar, está eliminado do jogo.
Hurling
Buzkashi
Muito praticado na Ásia Central, o Buzkashi foi criado há sensivelmente 800 anos. Considerado um dos desportos mais violentos do mundo, é parecido ao pólo mas funciona de forma totalmente diferente. Em vez de uma bola, os atletas utilizam a carcaça de uma cabra sem cabeça, que deve ser arrastada para o centro do alvo. Para contornar os adversários, os participantes chicoteiam os cavalos dos adversários. O jogo pode durar vários dias e devido à brutalidade do jogo, já morreram algumas pessoas e as lesões são bastante comuns.