Rúben Amorim estás prestes a dizer adeus ao Sporting. Para muitos adeptos leoninos, os leões perdem aquele que foi o melhor treinador da história do clube. Por sua vez, os adeptos do Manchester United olham para o português como o novo Alex Ferguson. Esta comparação está a ter grande eco em Inglaterra depois de o jovem técnico ter dito, ainda que em tom de brincadeira, que seria o que iriam dizer de si caso conseguisse derrotar o Manchester City para a Liga dos Campeões. Algo que o Sporting fez com brilhantismo ao golear o campeão inglês por uns expressivos 4-1. Mas será que faz sentido comparar Rúben Amorim a Alex Ferguson? É isso que o paraeles foi descobrir.
Leia ainda: 4 portugueses na lista dos jogadores mais bem pagos da Premier League
A música que os adeptos do Manchester United criaram para Bruno Fernandes
Vamos começar pela idade. Rúben Amorim irá chegar ao Manchester United com apenas 39 anos. Já Alex Ferguson fê-lo, em 1986, com 45 anos. O treinador escocês chegou ao clube a 6 de novembro. Já o português irá fazê-lo a 11 de novembro. Ambos foram escolhidos após o despedimento de treinadores com algum tempo de casa que acabaram por não atingir os objetivos propostos. Alex Ferguson chegou a Inglaterra depois de apenas ter trabalhado na Escócia (East Stirlingshire FC, St. Mirren, Aberdeen e seleção escocesa). Já Rúben Amorim passou por Casa Pia, Braga e Sporting. Ou seja, ambos estiveram em três clubes de apenas um país antes de assumirem o comando do Manchester United.
Palmarés antes da chegada ao Manchester United
E o que diz o palmarés pré-United? Alex Ferguson tinha como cartão de visita 3 campeonatos escoceses, 4 Taças da Escócia e uma Taça da Liga, tudo com o Aberdeen. Por sua vez, Rúben Amorim tem dois campeonatos, três Taças da Liga e uma Supertaça. Tirando uma Taça da Liga, conquistada ao serviço do Braga, todos os troféus acabaram no museu de Alvalade.
O peso da comparação com Alex Ferguson
Olhando para o passado, existem muitos pontos que aparentam unir Alex Ferguson a Rúben Amorim. Mas a verdade é que o português terá sempre um peso enorme para carregar quando os adeptos fizerem a comparação. E é aqui que entra tudo aquilo que o treinador escocês ganhou com o Manchester United. A começar pelos 13 campeonatos de Inglaterra (dos 20 que os red devils já conquistaram). Aliás, desde 2012/13, com o escocês no banco de suplentes, que o United não é campeão. Destaque ainda para duas Ligas dos Campeões, um Mundial de Clubes e uma Taça do Mundo. Sem esquecer uma Taça Europa e uma Supertaça Europeia. Ao todo, Alex Ferguson conquistou uns impressionantes 40 troféus no Manchester United.
Fotos: Shutterstock e reprodução Instagram