A formação tem vindo a ser, com maior intensidade ao longo dos últimos anos, cada vez mais discutida entre os principais clubes das grandes ligas europeias. E um novo relatório vem dar a conhecer as 25 equipas que mais jogadores formaram ao longo dos últimos anos e que atuam nas principais ligas europeias (Inglaterra, Itália, Espanha, França e Alemanha). Podemos, desde já, dizer que existe apenas um clube português na lista.
Leia ainda: Diletta Leotta e como um dos clássicos mais famosos do mundo passa para segundo plano
O Observatório do Futebol CIES considera que um clube formador tem que manter os jogadores de futebol na equipa durante pelos menos três anos. Isto entre as idades dos 15 e 21 anos. Além disso, foram tidos em conta três fatores, denominados de índice de formação. São eles: a importância do clube, os minutos jogados pelo jogador e ainda a idade do atleta. E são estes dados que servem para desempatar equipas com o mesmo número de jovens jogadores formados.
Sporting é o único clube português da lista
O último lugar da lista é ocupado pelos alemães do Hertha Berlim, com 17 jogadores formados e um índice de formação de 22. Em 23º lugar estão os italianos do Milan, com 17 jogadores e um índice de formação de 27,9. Continuando na tabela encontramos o alemão Bayern Munique na 20ª posição com 19 jogadores e um índice de 29. O único clube português da lista é o Sporting. Que aparece na 14ª posição com 21 jogadores formados e um índice de formação de 35,7.
Duelo espanhol no topo da lista
Saltamos agora para os três primeiros lugares da lista. O último lugar do pódio é ocupado pelos franceses do Lyon. Que formaram 32 jogadores e que têm um índice de formação de 44,2. Seguem-se os espanhóis do Barcelona com 42 jogadores e um índice de 61,9. Em primeiro lugar está o espanhol Real Madrid. Que também formou 42 jogadores, mas que tem um índice de formação de 66,4.
Fotos: Reprodução IMDb