Christián Stuani fugiu ao Sporting e é o terror dos três grandes de Espanha

Christián Stuani fugiu ao Sporting e é o terror dos três grandes de Espanha

Desporto

Christián Stuani fugiu ao Sporting e é o terror dos três grandes de Espanha

Depois dos dois golos em Camp Nou, o ponta de lança do Girona FC tornou-se no primeiro jogador a bisar no mesmo ano civil diante de FC Barcelona e Real Madrid. E nos confrontos com “blaugrana”, “merengues” e Atlético de Madrid, soma sete golos em cinco partidas.

Artigo de André Cruz Martins

26-09-2018

Christián Stuani, ponta de lança uruguaio de 31 anos do Girona FC, tem sido um dos jogadores em destaque neste início de liga espanhola, sendo o melhor marcador da competição, com cinco golos em cinco jornadas, em igualdade com Lionel Messi. Apesar de necessitar de menos minutos para marcar do que o futebolista do FC Barcelona (77 contra 90) a liderança, para já, pertence a “La Pulga”, pelo facto de somar duas assistências, contra zero de Stuani.

Foi precisamente diante do FC Barcelona e em pleno Camp Nou que o avançado celeste brilhou intensamente no passado domingo, ao bisar no empate a duas bolas, obrigando os “blaugrana” a cederem os primeiros pontos no campeonato. Stuani tem sido absolutamente decisivo na boa carreira do Girona FC, que ocupa o sexto lugar da tabela.

Sete golos em cinco jogos com os três grandes

Para se perceber a sua influência, basta dizer que só não marcou dois dos sete golos da sua equipa nesta Liga espanhola. Nada de novo, pois na época passada já tinha brilhado, ao marcar 21 dos 50 golos que o Girona FC obteve no campeonato. E marcar aos grandes de Espanha não é novidade para ele, pois na temporada passada fez um dos golos na vitória por 2-1 diante do Real Madrid e os dois golos no empate com o Atlético de Madrid (2-2). Na segunda volta, bisou com o Real Madrid no Santiago Bernabéu, não tendo no entanto evitado a derrota por 6-3.

E como não jogou com o Atlético de Madrid e FC Barcelona na segunda volta do último campeonato, as suas contas até ao momento com os três grandes de Espanha são notáveis: sete golos em cinco partidas, tendo ficado em branco apenas na derrota no Santiago Bernabéu esta temporada, partida em que só entrou em campo aos 58 minutos. De resto, Stuani tornou-se no primeiro jogador deste século a bisar no mesmo ano civil diante do FC Barcelona e do Real Madrid.

Só se dá bem em Espanha

Stauni parece ter encontrado em Girona o local ideal para expressar a sua qualidade, depois de uma experiência de duas épocas nos ingleses do Middlesbrough que deixou a desejar, com um total de 16 golos em 68 jogos.

É em Espanha que Stauni melhor se tem dado – 29 golos ao serviço do Espanyol, entre 2012/13 e 2014/15 e principalmente no Albacete Balompié, com 23 golos na época de 2009/10, embora neste último caso no segundo escalão.

Formado nos uruguaios do Danúbio, clube pelo qual cumpriu três épocas como profissional, a primeira experiência de Stuani no futebol europeu ocorreu quando tinha apenas 20 anos, ao serviço dos italianos do Reggina, da Série A italiana. E não correu nada bem, pois não conseguiu marcar qualquer golo nessa temporada e na seguinte só faturou numa ocasião. Na temporada seguinte, transferiu-se para o Albacete Balompié, onde teve o sucesso já descrito.

Esteve na mira do Sporting

Christián Stuani foi falado como possível reforço do Sporting no último verão, numa altura em que o regresso de Bas Dost ainda estava longe de ser um dado adquirido. No entanto, os responsáveis leoninos terão preferido esperar pelo goleador holandês, que acabou mesmo por voltar.

Resta saber se nesta altura não existe algum arrependimento de Sousa Cintra, líder da SAD leonina na transição até à entrada do novo presidente, até porque Bas Dost está parado há quase um mês e meio e têm sido notórias as dificuldades de Fredy Montero, que ainda não marcou qualquer golo, apesar de somar três assistências e de ter sofrido uma grande penalidade, neste caso no empate a uma bola na Luz.

Azar com os “monstros” Cavani e Luis Suárez

Stuani pode queixar-se de ser contemporâneo de Cavani e Luis Suárez, certamente dois dos melhores pontas de lança da história do futebol uruguaio, o que explica o facto de nunca se ter afirmado na sua seleção. É verdade que soma 44 internacionalizações (com cinco golos marcados) mas boa parte dessas partidas foram como suplente utilizado.

O ponta de lança do Girona FC teve a sua grande chance na seleção celeste nos quartos de final do último Campeonato do Mundo, quando foi titular diante da França, devido à ausência de Cavani, que se lesionou no confronto anterior, com Portugal. No entanto, acabou por não aproveitar da melhor forma a oportunidade, tendo sido substituído aos 59 minutos, depois de uma exibição que deixou a desejar.

Mostrou mais do que desejaria

Em agosto de 2016, Christián Stuani foi o autor dos dois golos da vitória do Middlesbrough frente ao Sunderland (2-1), em jogo do campeonato inglês. No final da partida, partilhou uma fotografia com os companheiros de equipa no balneário, com a seguinte mensagem: “Não poderia estar mais feliz”. O que ele certamente não reparou é que a foto expôs os atributos do colega Adam Clayton. Como seria de esperar, foram dezenas e dezenas os comentários que se seguiram, a brincar com a situação. “Peço desculpa pela foto, Não reparámos”, justificou de imediato o avançado.

Casado com a namorada da adolescência

Stuani é casado com a sua namorada de longa data, Godita Stuani, com a qual tem dois filhos em comum. Godita tem adotado uma postura discreta ao longo dos anos e pouco se sabe acerca dela. O casal costuma ser reservado em assuntos da vida pessoal, limitando-se a colocar algumas fotografias juntos e a trocar mensagens de amor nas redes sociais.

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
André Cruz Martins

26-09-2018



RELACIONADOS