Já pode ter um personal trainer em casa e só para si

Já pode ter um personal trainer em casa e só para si

Desporto

Já pode ter um personal trainer em casa e só para si

A Tonal é uma máquina que vem transformar a forma como fazemos exercício. Através da inteligência artificial, consegue ser o nosso personar trainer em casa.

Artigo de Hugo Mesquita

22-09-2018

Por uma questão de estética, para viver uma vida mais saudável ou simplesmente para colocar fotografias no Instagram. Independentemente do motivo, ir ao ginásio nunca esteve tão na moda como nos últimos tempos. Apesar disso, nem todos gostam de partilhar um espaço para fazer exercício físico, ainda que partilhem de motivos semelhantes com quem vai ao ginásio, como os referidos em cima.

Uma das principais vantagens para quem vai ao ginásio é poder ter alguém que nos acompanhe, que nos consiga traçar um plano de treinos adequado às nossas limitações e àquilo que pretendemos. Por muitos vídeos que vejamos ou apps que utilizemos, nenhuma nos consegue traçar um plano totalmente pensado para nós.

Era assim até há bem pouco tempo. Sim, leu bem. E porquê? Simples: agora todos podem ter um personal trainer em casa. Melhor que tudo, não precisa de marcar horários porque ele está sempre disponível, e pelo tempo que bem entender. Confuso? Vamos explicar.

 

Máquina que se adequa às suas limitações e objetivos

Chama-se Tonal e vem para mudar completamente a forma como fazemos exercício físico. É uma máquina de fitness que utiliza a tecnologia da inteligência artificial para acompanhar e adaptar-se às necessidades dos praticantes, mas que tem algo muito concreto que a separa das outras máquinas do género: substitui o personal trainer.

A Tonal vem com uma pequena janela interativa que substitui a personagem do personal trainer. E não, não se trata apenas de um ecrã com lista de vídeos e exercícios. É muito mais do que isso.

Esta máquina utiliza machine learning para medir a qualidade dos exercícios que está a fazer, cruzando-os com outros que fez anteriormente, fazendo pequenas alterações, conforme seja necessário, no programa de treino. Isto tudo em tempo real.

Além disso, vai alterando também o peso do equipamento com que está a fazer os exercícios. Se por algum motivo estiver com dificuldades, os sensores da máquina conseguem detetar e param o exercício, ou simplesmente reduzem o peso do equipamento.

No fundo, tudo o que um personal trainer faz, mas com o “plus” de este estar sempre e somente disponível para si. O preço, esse, é que não é lá muito chamativo: está à venda nos Estados Unidos por 2.995 dólares, qualquer coisa como 2.500 euros.

Veja em baixo o vídeo que explica como este “menino” funciona.

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Hugo Mesquita

22-09-2018



RELACIONADOS