O capitão mais fiel do mundo termina carreira

O capitão mais fiel do mundo termina carreira

Desporto

O capitão mais fiel do mundo termina carreira

Alessandro Lucarelli realiza missão impossível de recolocar o Parma na Série A italiana.

Artigo de Bruno Seruca

30-05-2018

Longe vão os tempos em que imperava o amor à camisola no mundo do futebol. É cada vez mais comum encontrar jogadores que mudam de clube frequentemente, especialmente quando acontece uma descida de divisão. Foi isso que aconteceu com o Parma, que na temporada 2014/15 foi despromovido para a Série D (futebol amador) depois de declarar falência. Nessa altura todos os jogadores voltaram costas ao clube. Apenas Alessandro Lucarelli aceitou continuar no Parma. E o capitão fez uma promessa que agora cumpriu.

 

 

No momento da descida, o plantel do Parma desertou. O que obrigou o refundado Parma Calcio 1912 a diusputar a Série D com 5 jogadores da formação e 28 novos atletas. Que se juntaram a Alessandro Lucarelli. Que fez a promessa “impossível” de recolocar o Parma na primeira divisão em apenas três anos. Algo que acabou por conseguir fazer, aos 40 anos. Sendo que o clube italiano é o primeiro a conseguir tal feito. “Morri com o Parma e quero renascer com o Parma. Apesar de ter 38 anos tive convites para continuar na Série A, mas isso não me interessava”, conta Lucarelli.

“Tenho medo de não poder estar no campo como a referência que tentei ser ao longo destes anos”

É comum ouvir dizer que é nos momentos complicados que se conhecem os amigos verdadeiros. E neste sentido, o Parma ganhou um companheiro para a vida. Alessandro Lucarelli recusou mudar de clube – e consequentemente ganhar mais dinheiro – para se manter no Parma. Esta rara história de lealdade teve início em 2008. Foi nessa altura que o defesa italiano chegou ao clube. Que acabara de ser despromovido à Série B depois de 18 anos no principal campeonato italiano. Sendo que no ano de estreia ajudou o Parma a regressar ao convívio dos grandes.

Depois do feito histórico é altura de pendurar as chuteiras. Algo que Alessandro Lucarelli faz com a sensação de dever cumprido. “Tenho medo de não poder estar no campo como a referência que tentei ser ao longo destes anos”, explica na hora do adeus. “Já me posso retirar feliz”, diz Alessandro Lucarelli.

Fotos: Reprodução Instagram

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Bruno Seruca

30-05-2018



RELACIONADOS