Campeonato da Arábia Saudita e a realidade que os milhões gastos em jogadores não mostra

Campeonato da Arábia Saudita e a realidade que os milhões gastos em jogadores não mostra

Desporto

Campeonato da Arábia Saudita e a realidade que os milhões gastos em jogadores não mostra

Equipas da Arábia Saudita gastaram mais de 2,4 mil milhões de euros em jogadores, mas há um problema que continua por resolver.

Artigo de Bruno Seruca

01-10-2024

Após a mudança de Cristiano Ronaldo para a Arábia Saudita foram muitas as estrelas do mundo do futebol que seguiram os mesmos passos do português. Benzema, Mahrez, Neymar, Milinkovic-Savic, Mané, Rúben Neves e João Cancelo são apenas alguns dos nomes que disputam a liga saudita. Que conta ainda com Jorge Jesus, entre outros treinador portugueses, no comando do Al-Hilal. O objetivo passa por fazer do campeonato saudita um dos melhores do mundo. E o treinador campeão em título até disse recentemente que a liga da Arábia Saudita é mais competitiva do que a portuguesa. Ainda assim, os muitos milhões gastos não estão a solucionar um problema.

Leia ainda: Jogador viaja 225 kms para o estádio errado, mas regressa a tempo de marcar golo da vitória

O jogo entre o Al Fayha e o Al Riyadh, que teve em campo jogadores como Chris Smalling, contou com apenas 390 pessoas na bancada. Este é o novo mínimo da liga saudita no que a esta temporada diz respeito. Mas não se trata se uma situação assim tão incomum. Na temporada passada chegaram a estar 177 adeptos nas bancadas de um jogo. Segundo dados do Transfermarkt, mais de três quartos das equipas da Saudi Pro Legue contam nesta temporada com uma média de espetadores inferior a 10 mil pessoas. Sendo que mais de metade das equipa tiveram uma média inferior a 5 mil na última época.

Mais de 2,4 mil milhões de euros gastos em jogadores

Esta é uma realidade que contrasta com os mais de 2,4 mil milhões de euros que a liga gastou em jogadores. Isto só nas últimas duas temporadas. E se as equipas da Arábia Saudita começaram por conquistar jogadores mais perto do final da carreira, agora já se verificam aquisições de atletas mais novos. Existem ainda rumores de planos para convencer nomes como José Mourinho e Carlo Ancelotti já para 2025. Ainda assim, todo este dinheiro e nomes sonantes parecem não ser suficientes para levar adeptos ao estádio.

Fotos: Reprodução Instagram

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Bruno Seruca

01-10-2024



RELACIONADOS