Bundesliga: O que falta para os ver sorrir?

Bundesliga: O que falta para os ver sorrir?

Desporto

Bundesliga: O que falta para os ver sorrir?

Há quatro jovens portugueses à espera de afirmação no campeonato alemão: Renato Sanches, Bruma, Carlos Mané e Raphaël Guerreiro. O paraeles esteve à conversa com Fernando Meira, capitão da equipa do Estugarda que foi campeã em 06/07, sobre o futuro dos atletas lusos.

Artigo de Hugo Mesquita

16-08-2017

A Bundesliga nunca foi um destino predilecto para o jogador português, embora se tenham registado alguns casos de sucesso, como o de Fernando Meira, que foi campeão pelo Estugarda, ou de Paulo Sousa, que ao serviço do Borussia de Dortmund conquistou uma Liga dos Campeões. O jogador português optou quase sempre pelo campeonato espanhol, inglês ou italiano para se mostrar ao mundo.

Para contrariar a ideia de que a Bundesliga não é um campeonato para os portugueses, há neste momento quatro promessas lusas à procura de uma oportunidade para mostrar a qualidade do futebol nacional: Bruma, Renato Sanches, Carlos Mané e Raphaël Guerreiro.

Renato e Raphaël foram campeões europeus por Portugal e rumaram depois a terras germânicas. Guerreiro foi para o Dortmund de Tuchel e, embora tenha jogado fora da sua posição de origem (lateral esquerdo), fez 35 jogos e marcou 7 golos. Renato Sanches não teve tanta sorte. Rumou ao Bayern de Munique, mas não se conseguiu impor no meio-campo da equipa de Ancelotti.

Caloiros em terras germânicas

Bruma e Carlos Mané chegaram este ano à primeira liga alemã. Bruma veio do campeonato turco, onde se destacou ao serviço do Galatasaray, para os novos ricos do RB Leipzig. Carlos Mané vai jogar pelo Estugarda, equipa que ajudou a subir à primeira divisão o ano passado.

Fruto de lesões graves, Mané e Raphäel não vão poder dar contributo no arranque do campeonato. Renato Sanches continua com o futuro indefinido – não é certo que permaneça na Baviera – e a concorrência no campeão alemão não se afigura fácil.

Já Bruma parece ter tudo reunido para fazer uma época de grande nível ao serviço do vice-campeão alemão e, assim, tornar-se numa opção válida para a seleção portuguesa no Mundial da Rússia.

De destacar que das quatro equipas onde atuam estes jogadores, três já foram campeãs este século (Bayern, Borussia e Estugarda) e o Leipzig foi vice-campeão o ano passado.

Fernando Meira  – Rei da Bundesliga

Na época 2006/2007 foi um português que levantou o caneco do campeonato alemão. Fernando Meira estava na sexta época ao serviço do Estugarda, quando, como capitão de equipa, levantou a taça da Bundesliga. O paraeles falou com o antigo internacional português sobre os talentos lusos à conquista de terras germânicas.

Fernando Meira vê potencial nos quatro jovens mas avisa que o campeonato alemão não é para brincadeiras. “O campeonato alemão é muito exigente. É preciso ter uma força mental e física muito forte,” afirmou. Sobre o caso específico de Carlos Mané que joga no “seu Estugarda”, o antigo jogador foi perentório: “Fui contactado aquando da sua ida para o Estugarda. Sei que é um jovem com qualidade, mas a exigência da primeira liga é muito diferente da segunda”, referiu. “Precisa agora de recuperar bem da lesão para voltar com força,” concluiu.

Sobre Renato Sanches, Fernando Meira acredita que “é um jovem com muita qualidade, e não é fácil singrar num gigante europeu como o Bayern, mas ele precisa de jogar”.

Pela equipa alemã, Fernando Meira fez um total de 211 partidas, tendo marcado 13 golos. O ponto mais alto da sua passagem pela Alemanha foi a conquista da Bundesliga na época de 2006/2007, troféu que ergueu como capitão da equipa.

Leia também:

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Hugo Mesquita

16-08-2017



RELACIONADOS