Bruno Fernando, o primeiro angolano a chegar à NBA

Bruno Fernando, o primeiro angolano a chegar à NBA

Desporto

Bruno Fernando, o primeiro angolano a chegar à NBA

Apesar de ser uma grande potência do basquetebol mundial, Angola vai ter em Bruno Fernando o primeiro angolano a jogar na NBA.

Artigo de Equipa Paraeles

24-06-2019

Angola é uma importante potência no basquetebol mundial, mas só agora se vê representada por um jogador na principal liga do mundo, a norte-americana NBA. Esse jogador é Bruno Fernando, jogador que escolhido na 34.ª posição do draft de 2019 pelos Philadelphia 76’ers, mas que, fruto de uma troca de jogadores, vai representar os Atlanta Hawks.

O poste de 2.08 m nasceu em Luanda, a 15 de agosto de 1998, estando por isso perto de completar 21 anos. Foi com 16 anos que partiu para os Estados Unidos para estudar e jogar basquetebol. Representava então o 1º. Agosto, uma das principais equipas de basquetebol angolanas. Foi com a ajuda de Jean Jacques, antigo internacional angolano que jogou no Benfica, que Fernando conseguiu esta oportunidade.

Leia também: Zion Williamson, os afundanços são a imagem de marca da 1ª escolha do draft

“Sim, pode dizer-se que fui o grande responsável pelo Bruno ter rumado ao Estados Unidos. Vi que estava ali um jogador com potencial, apesar de na altura existirem outros jovens que se calhar até tinham mais. Mas ele nos Estados Unidos teve um grande acompanhamento e disparou”, explicou Jean Jacques, em declarações ao Diário de Notícias.

No seu país de origem é conhecido como “bebé gigante” fruto da sua elevada estatura. Algo já era visível com apenas 10 anos, numa altura em que já calçava o 40. De feitio complicado, sempre despertou um talento incomum. Isso relatam os seus treinadores na infância. “Ele era uma criança bem traquina, muito mesmo. Em pequeno tinha um feitio explosivo, fervia em pouca água e detestava perder. Até quando os outros meninos não lhe passavam a bola ele ficava chateado e reagia mal”, conta ao DN Luísa Maria Miguel “Valódia”, treinadora de Bruno Fernando em Angola.

Veja os melhores momentos de Bruno Fernando na Universidade de Maryland:

“Muitas crianças em Angola gostariam de estar na minha posição e sinto-me muito orgulhoso por isso”

O feitio tempestivo foi moldado nos Estados Unidos. O início do seu percurso em terras de Tio Sam deu-se na Flórida, tendo depois ido para a Universidade de Maryland, onde se destacou. “Houve alturas em que foi difícil. Até na universidade, em determinados momentos, olhava para as bancadas e via os pais dos meus colegas a apoiá-los. Eu nunca tive a sorte de ver os meus pais a assistir aos meus jogos e por isso passei por momentos complicados. Mas isso nunca afetou o meu jogo ou a minha forma de ser”, disse em entrevista à NBC, antes do draft.

Leia ainda: Neemias Queta, o português que brilha nos Estados Unidos e está a um passo da NBA

Bruno Fernando vai ser o primeiro angolano a jogar na NBA e assume-se comprometido com essa difícil responsabilidade. “Entrar na NBA é algo que não me vai beneficiar só a mim, mas também todo o meu país. Toda a gente vai ficar feliz e orgulhosa. Saber que tenho um país [Angola] todo nas minhas costas, um país que, tal como eu, está a sonhar com esta possibilidade, é algo que me ajudou a tornar este sonho numa realidade”, explica.

“Espero que isto abra portas a muitos angolanos”

Já depois de ter sido escolhido no draft, Bruno Fernando mostrou-se “bastante orgulhoso”. “Muitas crianças em Angola gostariam de estar na minha posição e sinto-me muito orgulhoso por isso. Passei muitos aniversários sozinho para poder concretizar este meu sonho Um sonho que não é só meu mas também de todo o povo angolano. Estou muito orgulhoso e espero que isto abra portas a muitos angolanos”, disse depois do draft, em declarações ao jornal A Bola.

Bruno Fernando vai agora representar os Atlanta Hawks, uma das boas equipas da Conferência Leste. Na Universidade de Maryland, onde se notabilizou, conseguiu médias de 13,6 pontos, 10,6 ressaltos e 1,9 desarmes de lançamento.

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

PÈ
Artigo de
Equipa Paraeles

24-06-2019



RELACIONADOS