Bruno Fernandes, uma transferência de milhões e de tostões

Bruno Fernandes, uma transferência de milhões e de tostões

Desporto

Bruno Fernandes, uma transferência de milhões e de tostões

Bruno Fernandes é a maior venda da história do Sporting e o segundo maior negócio do futebol português. Já em Inglaterra, tudo muda.

Artigo de Bruno Seruca

29-01-2020

A novela que se arrastava desde o verão de 2019 chegou ao fim. Depois de ter sido dado como certo em diversos clubes, do Tottenham ao Barcelona, Bruno Fernandes vai mesmo abandonar Alvalade. O destino é o Manchester United, com os cofres leoninos a ficarem recheados com 55 milhões. Esta verba é recebida no imediato, com o valor a poder subir até aos 80 milhões, mediante o alcance de objetivos. Sendo que alguns afiguram-se complicados de atingir.

Esta transferência pode ser dividida numa história de milhões e também de tostões. E vamos começar pela grandeza dos valores. O médio português, de 25 anos, torna-se na transferência mais cara da história do Sporting. É certo que, pelo menos para já, Frederico Varandas não consegue receber os desejados 70 milhões, mas este valor ultrapassa largamente os 40 milhões que os leões receberam quando venderam João Mário aos italianos do Inter.

Bruno Fernandes é a maior venda de sempre do Sporting

Em duas temporadas e meio, o Sporting consegue transferir por uma quantia avultada um jogador que custou menos de 10 milhões de euros. E que rescindiu o contrato no final da época passada, na sequência da invasão à Academia de Alcochete. Para depois assinar um novo contrato com o clube, então presidido de forma provisória por Sousa Cintra. Mas não é apenas no universo verde e branco que este é um excelente negócio.

Leia ainda: 5 grandes jogos para apostar e ver de forma legal e gratuita no próximo fim de semana

Se tivermos em conta os maiores negócios da história do futebol português, Bruno Fernandes aparece em segundo lugar da lista. Sendo apenas superado pela venda de João Félix, que chegou ao Atlético Madrid, proveniente do Benfica, a troco de 126 milhões de euros. Não deixa de ser curioso que as duas maiores vendas do futebol português aconteçam na mesma época. O terceiro lugar da lista é ocupado por Éder Militão, que trocou o Porto pelo Real Madrid a troco de 50 milhões de euros.

Só João Félix supera o médio nos maiores negócios do futebol português

Agora, dos milhões passamos para os tostões. Isto porque em Inglaterra Bruno Fernandes não faz assim tanta história. Comecemos por olhar para o Manchester United. O médio português chega aos red devils “apenas” como a oitava transferência mais cara do clube inglês. Nesta lista, o ex-jogador do Sporting é superado por: Aaron Wan-Bissaka, Fred, Anthony Martial, Ángel Di María, Romelu Lukaku, Harry Maguire e Paul Pogba.

O médio chega ao Manchester United apenas como a 33ª transferência mais cara da Premier League

O valor do negócio reduz ainda mais de tamanho se olharmos para os negócios que são feitos pelos clubes da Premier League, aquele que é um dos campeonatos mais ricos do mundo. Bruno Fernandes, visto por muitos como o melhor jogador da Liga NOS, é somente a 33ª contratação mais cara do principal escalão do futebol inglês. Mas como existe sempre outra forma de olhar para as estatísticas, o médio é o terceiro jogador português mais caro de sempre em Inglaterra. Sendo apenas superado por João Cancelo, que custou 65 milhões ao Manchester City. E Bernardo Silva, cujo negócio, igualmente para os citizens, ascendeu aos 59 milhões de euros.

Só o futuro dirá se Bruno Fernandes irá superar estes valores. E para que isso aconteça terá de ganhar uma Bola de Ouro e o Manchester United terá de conquistar o campeonato e a Champions. Ainda assim, facilmente o valor deverá chegar aos 65 milhões. Estando apenas dependente de determinado número de jogos e do apuramento para a Liga dos Campeões.

Fotos: Reprodução Instagram

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Bruno Seruca

29-01-2020



RELACIONADOS