Os rumores dão lugar a certeza e Rodri acaba de ser coroado com a Bola de Ouro. O que significa que o médio defensivo espanhol do Manchester City, de 28 anos, é o novo melhor jogador do mundo. Sucedendo assim a Messi. Esta vitória tem o mérito de quebrar dois marcos históricos com muitos anos. E de deixar o Real Madrid em fúria. Os merengues fizeram mesmo um boicote à cerimónia da entrega do galardão em Paris, França. Mas quanto a isso já lá vamos.
Leia ainda: Não tem um minuto de jogo, mas é o jogador mais influente da Premier League
Duelos Messi vs Cristiano Ronaldo
O primeiro marco histórico que Rodri consegue quebrar é o de ser o primeiro jogador do Manchester City a conquistar a Bola de Ouro. Depois, é desde 1960, o primeiro espanhol a levar para casa o galardão. Sucedendo assim a Luís Suárez, então no Barcelona. Existe ainda mais um dado assinalável. É que desde 2006 que nenhum jogador que não fosse avançado ou médio ofensivo vencia o troféu. O último tinha sido o defesa central italiano, Fabio Cannavaro, então ao serviço do Real Madrid. E por falar nos merengues, está instalada a polémica.
Bola de Ouro “deixa de existir” para o Real Madrid
Notícias oriundas de Espanha dão conta de que, assim que o clube soube que Vini Jr. não seria o vencedor, foi feito um boicote à cerimónia. O emblema cancelou as viagens para França e não se fez representar na cerimónia por nenhum jogador ou dirigente. Os mesmos relatos dão conta de que existe a ideia de que a Bola de Ouro só poderia ser entregue ao jogador brasileiro. Que há muito tempo vinha a ser apontado como o mais forte candidato à vitória. “A partir de agora deixa de existir para nós” é, de acordo com a Marca, a frase transmitida no seio do Real Madrid. “A Bola de Ouro não existe. Há que concentrar no que resta da competição”, acrescenta uma fonte ao desportivo espanhol. Versão diferente tem o Manchester City. Que na antevisão da cerimónia falava de Rodri como o melhor médio do mundo. Destacando a importância no sucesso da equipa treinada por Pep Guardiola.
Fotos: Reprodução Instagram