“Bienvenidos” à nova casa do Atlético de Madrid

“Bienvenidos” à nova casa do Atlético de Madrid

Desporto

“Bienvenidos” à nova casa do Atlético de Madrid

Depois de 51 anos a vibrar no estádio Vicente Calderón, o Atlético de Madrid estreou a sua nova e luxuosa casa, o Wanda Metropolitano. Com capacidade para quase 70 mil espectadores, o palco “colchonero” promete noites de sonho à “afición rojiblanca”.

Artigo de Pedro Alcaide

19-09-2017

“Hoy me voy al Manzanares, al estádio Vicente Calderón”. Assim entoam os primeiros acordes do hino do Atlético de Madrid. Durante mais de 51 anos, os adeptos “colchoneros” deslocaram-se em massa ao velhinho Calderón, proporcionando uma das atmosferas mais especiais dos estádios em Espanha. Conhecidos pela forma apaixonada como apoiam a equipa, o passado fim-de-semana terá sido de sentimento agridoce para os adeptos do clube de Madrid. Se, por um lado, a habitual romaria ao estádio Vicente Calderón deixou de existir, por outro, viram inaugurar um novo e luxuoso palco, o estádio Wanda Metropolitano.

Eis o novo palco de emoções “colchonera”

70 mil almas vibrantes

A nova casa do Atlético de Madrid teve origem no estádio olímpico da capital espanhola, conhecido entre os adeptos como “La Peineta”. O obsoleto palco foi totalmente remodelado, tendo sido aproveitada a bancada central do anfiteatro que viu crescer em seu torno um imponente Wanda Metropolitano. Com capacidade para quase 70 mil espectadores, o novo estádio do Atlético de Madrid promete um ambiente sem igual. A cobertura foi inclusivamente idealizada para que o som produzido pelos adeptos se amplifique e progrida por todo o anfiteatro criando aquilo que o arquitecto apelidou de uma gigante “panela de pressão”. No interior do estádio é também possível vislumbrar frases marcantes de referências da história do clube do rio Manzanares. Luís Aragonés e Pablo Simeone – “El Cholo”, como é tratado pelos adeptos – estão presentes em cada canto.

Citação do treinador, Diego Simeone
Parte do hino do clube

 

Wanda Metropolitano. Porquê?

Com uma nomenclatura muito particular, alguns adeptos perguntarão a razão do novo nome do anfiteatro do Atlético de Madrid. Pois bem, num universo onde os investidores externos assumem um peso cada vez mais relevante no dia-a-dia dos clubes de futebol, o antigo clube de Paulo Futre decidiu vender os direitos de “naming” do seu novo estádio a um poderoso grupo empresarial chinês de nome Wanda, propriedade de WangJianLin, um dos 20 homens mais ricos do planeta. Já a designação Metropolitano relembra o penúltimo palco dos “rojiblancos”. Ali jogou o “Atléti” de 1923 a 1966 até ser erguido o agora extinto Vicente Calderón.

Estreia vitoriosa

O dia de estreia do Wanda Metropolitano há muito que estava marcado. 16 de Setembro de 2017 ficará para a história como a data em que a bola rolou pela primeira vez no bem tratado relvado do novo palco. Contrastando com o que se viveu nas bancadas, Atlético de Madrid e Málaga inauguraram o Wanda Metropolitano num jogo pouco emocionante, mas com o resultado esperado pelos adeptos “colchoneros” – vitória por uma bola a zero com um golo do francês Antoine Griezmann. No final, um esplendoroso fogo de artifício fechou o dia de festa “rojiblanca” da melhor maneira.

Fogo de artifício abrilhantou o fim de festa

 

A obra, orçada em quase 300 milhões de euros, não está, todavia, acabada. O estádio tem previstos melhoramentos contínuos até final do ano, mas que não terão implicações na realização dos jogos. A esse respeito, de salientar que para os três primeiros embates no Wanda Metropolitano, o Atlético tenha vendido os bilhetes em pouco mais de uma semana, mesmo que o preço mais barato rondasse os… 150 euros.

O próximo jogo está marcado para o próximo sábado (dia 23/09) diante de outra equipa com peso no futebol espanhol, o Sevilla F.C.

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Pedro Alcaide

19-09-2017



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