Benfica e Sporting vão defrontar-se no Estádio da Luz no próximo sábado, 10 de maio, a partir das 18 horas. E este não é apenas mais um dérbi. Pois é a primeira vez que um clássico entre as duas equipas pode ajudar a encontrar o campeão nacional. Para os leões a vitória é sinónimo de bicampeonato. Para as águias é necessária uma vitória por dois golos de diferença (2-0, 3-1, 4-2…) para conquistar o 39.º título de campeão nacional. Já um empate ou uma vitória dos encarnados por um golo de diferença deixam tudo por decidir na última jornada do campeonato. Olhando para a história, quem é que se tem dado melhor em dérbis decisivos?
Benfica, Sporting e FC Porto fazem o que não acontecia há 30 anos
Diana Melancia e Lyx puxam por Benfica e Sporting
Vamos ter por base apenas os jogos entre Benfica e Sporting que ajudaram a atribuir um troféu a águias e leões. Neste cenário existem 21 finais disputadas entre os dois maiores clubes de Lisboa. Que apesar de serem 21 contam com 23 jogos. Pois em 1918/19, a final do Campeonato de Lisboa foi disputada a duas mãos, com duas vitórias para o Sporting. Já a Supertaça de 1980/81 teve finalíssima. Após um empate a dois, o Benfica ganhou por 2-1. Olhando para as finais na sua globalidade, são 11 vitórias do Benfica contra 9 do Sporting. Analisando os jogos, são igualmente 11 vitórias do encarnados (contabilizando as conquistas em prolongamento e grandes penalidades) contra 10 dos verdes e brancos. Existem ainda dois empates.
História dos dérbis decisivos mais recentes
O dérbi decisivo mais recente aconteceu já nesta temporada. Após um empate a uma bola, a equipa de Bruno Lage conquistou a Taça da Liga nas grandes penalidades. Antes, em 2021/22, foi o Sporting quem conquistou a Taça da Liga frente ao eterno rival. Em 2019/20, o Benfica de Bruno Lage conquistou a Supertaça ao golear o Sporting de Marcel Keizer por 5-0. Em 2015/16, foi o Sporting que conquistou a Supertaça ao ganhar por um golo sem resposta. Estes são os dérbis decisivos mais recentes.
Olhando para os treinadores, Rui Borges vai disputar o segundo dérbi decisivo enquanto treinador do Sporting. Já Bruno Lage irá disputar o terceiro. Sendo que ambos têm encontro marcado no Jamor para a tarde de domingo, 25 de maio, para disputar a final da Taça de Portugal. E se os dois treinadores se mantiverem no clube, vão ainda disputar, no início da próxima temporada, a Supertaça.
Fotos: Reprodução Instagram