Da luta entre Benfica e FC Porto ao jogo histórico em Alvalade, assim foi a última época do Famalicão na primeira divisão

Da luta entre Benfica e FC Porto ao jogo histórico em Alvalade, assim foi a última época do Famalicão na primeira divisão

Desporto

Da luta entre Benfica e FC Porto ao jogo histórico em Alvalade, assim foi a última época do Famalicão na primeira divisão

Foi em 1993/94 que o Famalicão esteve pela última vez no principal campeonato português. Nesse ano o Benfica foi campeão com dois pontos de avanço em relação ao Porto.

Artigo de Bruno Seruca

29-04-2019

Benfica e FC Porto mantêm, há largas jornadas, uma acesa luta pela conquista do título de campeão nacional. O que faz com que todas as atenções estejam centradas nos dois clubes, acabando por roubar destaque aquilo que se passa na segunda divisão do futebol português. Competição em que Paços de Ferreira e Famalicão já asseguraram a subida ao principal escalão do futebol nacional.

 

 

No que à segunda divisão diz respeito, o grande destaque vai mesmo para o feito do Famalicão. Pois se o Paços consegue a subida depois de ter sido despromovido na época passada, já o clube do distrito de Braga volta ao convívio dos grandes depois de ter sido despromovido em 1993/94. Foi necessário esperar 25 anos para que o Famalicão voltasse ao convívio dos grandes. E não deixa de ser curioso as coincidências que ligam esta época à de 1993/94. Isto no que diz respeito ao campeonato. Mas já lá vamos.

Leia ainda: Simão Sabrosa e mais 11 jogadores portugueses que acabaram a carreira sem que ninguém desse por isso

Em 1993/94, o Famalicão terminou a época em 17º lugar com apenas 22 pontos. O clube ficou a 4 do Paços de Ferreira e a 6 do Braga, o primeiro clube acima da linha de água. Atrás de ambos ficou o Estoril. Se olharmos para a classificação atual da II Liga, numa altura em que faltam disputar três jogos, a classificação é precisamente Paços, Famalicão e Estoril, este último já arredado da luta pela subida.

No último ano em que o Famalicão esteve na primeira divisão, o Benfica foi campeão com dois pontos de avanço em relação ao Porto

Naquela altura, o Famalicão era treinado por Abel Braga, o atual treinador dos brasileiros do Flamengo. Que não fez a época até ao fim, sendo substituído por Piruta. Já este ano, o clube começou com Sérgio Vieira ao leme. Que acabou por sair do clube, com Carlos Pinto a assumir o comando do Famalicão. Trata-se do treinador que já tinha conquistado a subida, no ano passado, ao comando do Santa Clara. Olhando para o plantel de 93/94, o destaque vai para Tiago. O médio, então com 18 anos, acabou por construir uma boa carreira, com passagens por clubes como Benfica e Porto.

Abel Braga, hoje no Flamengo, era o treinador do Famalicão em 1993/94

No que ao topo da classificação diz respeito, o Benfica acabou por sagrar-se campeão nacional. Com apenas dois pontos de avanço sobre o Porto. A mesma diferença pontual que existe entre os dois clubes neste momento, numa altura em que faltam disputar três jogos. Naquela época, o Benfica reforçou a liderança do campeonato com uma vitória por 3-6 em Alvalade. Já neste ano, a equipa de Bruno Lage também saiu vitoriosa do reduto dos leões (igualmente com goleada), sendo que saltou para o topo da classificação depois de bater o Porto no Dragão.

Falando de golos, Rashidi Yekini, nigeriano que jogava no Vitória de Setúbal, foi o máximo goleador da prova, com 21 golos. Já este ano, o jogador com mais golos poderá ser novamente estrangeiro. Seferovic é quem ocupa o lugar neste momento, com 19 golos, seguido de Bruno Fernandes, com 16.

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Bruno Seruca

29-04-2019



RELACIONADOS