Ben Arfa, uma carreira que é uma montanha-russa

Ben Arfa, uma carreira que é uma montanha-russa

Desporto

Ben Arfa, uma carreira que é uma montanha-russa

Médio ofensivo atravessa momento fulgurante no Rennes, depois de um início de época em que nem era titular. Recorde as maiores polémicas do jogador que foi comparado a Messi.

Artigo de André Cruz Martins

14-12-2018

A carreira de Ben Arfa, talentoso médio ofensivo do Rennes, tem sido um autêntico carrossel: ora está nas nuvens, atravessando grande momento de forma e parecendo um dos melhores jogadores franceses; ora está bem cá em baixo, como se fosse um jogador vulgar. A atual temporada não tem constituído exceção e se nas últimas semanas esteve em grande destaque, com uma sequência de três golos em quatro jogos, a verdade é que até então só tinha conseguido faturar por duas vezes em dez partidas. E a maior parte das vezes, nem era titular.

Provocação aos adeptos do Lyon

Um dos seus golos mais recentes (e um grande golo, num excelente remate de fora da área) foi marcado na vitória por 2-0 em casa do Olympique Lyon, clube que representou entre 2002 e 2008. Depois do feito, foi provocar os adeptos da sua ex-equipa. Como seria de esperar, o público não gostou nada e choveram insultos e objetos na direção do médio de ataque.

 

Comparado a Messi

Em novembro de 2017, Ben Arfa ouviu possivelmente os maiores elogios que alguma vez lhe foram dirigidos, da boca de Karim Benzema, seu ex-colega na seleção francesa. “É alguém com muito talento, ao nível do Lionel Messi. Vê-lo assim em Paris [numa altura em que não jogava no Paris Saint-Germain] deixa-me triste, pois ele conseguiu dar a volta por cima no Nice, onde mostrou que é capaz de fazer a diferença e que pode fazer o que quer com a bola. Agora vai ter de começar de novo outra vez. É uma pena”, defendeu o ponta de lança do Real Madrid.

Estas declarações de Benzema foram proferidas numa altura em que Ben Arfa não tinha ainda disputado um único minuto ao serviço do Paris Saint-Germain, situação que se manteve até ao final da época, pois foi “encostado” por Unai Emery. Decididamente, o treinador espanhol não partilhava da opinião de Benzema e, de acordo com o jornal “L’Equipe”, cansado com a falta de aplicação do francês, certo dia berrou-lhe o seguinte no balneário: “Tu não és o Messi”.

Gozava com o próprio treinador

A relação entre Ben Arfa e Unai Emery esteve longe de ser amigável e a comunicação social francesa relatou alguns episódios que o demonstram. Em 2017, depois do FC Barcelona ter dado a volta a uma derrota por 4-0 em Paris com um concludente 6-1 em Camp Nou, o médio de ataque terá dito ao seu treinador: “tens uma das melhores equipas do mundo em mãos, mas nunca conseguirás passar dos quartos de final da Liga dos Campeões”.

Por outro lado, Ben Arfa também se fartava de gozar com as (frustradas) tentativas de Emery em falar francês. E certo dia, o médio foi visto por um funcionário do Paris Saint-Germain escondido no carro a comer um kebab, o que tirou do sério o seu técnico.

O bolo a comemorar um ano sem jogar

Ben Arfa queixou-se publicamente do tratamento de que foi alvo no clube parisiense. “Fui avisado no verão de 2017 de que não ia viajar para o estágio de pré-época nos Estados Unidos apenas um dia antes da partida da equipa. Obrigaram-me a treinar com as reservas e as faltas de respeito têm sido constantes”, referiu. Tudo piorou quando causou a lesão que afastou Neymar do jogo frente ao Montpellier, que acabou empatado.

A 5 de abril de 2018, comemorou nas redes sociais um ano sem jogar futebol. Com um pequeno bolo e uma vela acesa, colocou a legenda “feliz aniversário para mim, um ano de armário também se celebra”.

Espetacular passagem pelo Nice

Curiosamente, o insucesso de Ben Arfa no Paris Saint-Germain seguiu-se a uma passagem fulgurante pelo Nice em 2015/16, onde fez 18 golos em 37 partidas e foi considerado um dos melhores jogadores do campeonato francês. De tal forma que a sua ausência no lote de convocados da seleção francesa no Euro 2016 foi muito criticada por boa parte da imprensa e dos adeptos.

Entre 2010 e 2015 esteve no futebol inglês e realizou boas épocas, principalmente a de 2011/12, em que foi quase sempre titular no Newcastle e marcou seis golos, um dos quais o que se segue no vídeo abaixo, absolutamente inacreditável.

 

 

Por outro lado, viveu temporadas de total obscurantismo, como por exemplo a de 2014/15, quando foi emprestado ao Hull City e só disputou nove encontros.

Opiniões polémicas

Ben Arfa é conhecido por algumas tiradas polémicas sobre grandes nomes do futebol internacional. A propósito de Cristiano Ronaldo afirmou que “é previsível e o seu estilo de jogo não causa qualquer emoção”.

A respeito de Diego Simeone e de José Mourinho afirmou que “estão a matar o futebol, pois criaram um estilo de jogo que tem a única intenção de bloquear o adversário e com eles os jogadores e os adeptos não se divertem”.

Foto: DR

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
André Cruz Martins

14-12-2018



RELACIONADOS