Avant Garde Caennaise, a equipa francesa que é treinada pelos adeptos

Avant Garde Caennaise, a equipa francesa que é treinada pelos adeptos

Desporto

Avant Garde Caennaise, a equipa francesa que é treinada pelos adeptos

Todas as decisões da equipa passam pelos adeptos, uma espécie de Football Manager da vida real. Está prestes a garantir a segunda promoção consecutiva.

Artigo de Hugo Mesquita

08-02-2019

Uma história surreal vinda diretamente do sexto escalão do campeonato francês. Os adeptos do Avant Garde Caennaise não podem criticar o treinador da equipa. E isto porque são eles que dão as táticas, decidem quem vai a jogo e que substituições podem mudar o rumo do jogo. No fundo, os treinadores são os adeptos, uma espécie Football Manager da vida real.

Os adeptos são conhecidos como “Umans” e controlam a equipa usando a app gratuita “United Managers” – uma start-up que começou a trabalhar com o clube em 2017. Antes do jogo, os “Umans” podem decidir a formação inicial, substituições, tácticas e comunicar com o staff e os jogadores. No final, as decisões são tomadas pela maioria dos votos.

Os “Umans”  podem ainda assistir aos treinos e jogos em direto, através do aplicativo, ficando sempre a par de tudo o que acontece com a equipa. Têm também acesso a vários dados estatísticos que por regra são um exclusivo dos assistentes dos treinadores. Para votar, precisam de “coins” que recebem no aplicativo. Podem antes optar por adquirir uma assinatura premium.

Durante o jogo, Julien Le Pen o “treinador da equipa” tem que anunciar a sua mudança tática ao adeptos, através da app, e são estes que decidem se aceitam ou não a sugestão do treinador. Ainda assim, em declarações à BBC o treinador explicou que se for uma decisão rápida, tem que a tomar sem pedir assistência aos “Umans”.

“Eu ainda sou o treinador, sou o elo entre os ‘Umans’ e a equipa, mas se há uma decisão que precisa ser tomada rapidamente, porque não há tempo para consultar os ‘Umans’, eu posso fazer isso”, explica Le Pen.

Junte-se a nós Instagram:

Federação francesa pune Avant Garde Caennaise

Le Pen, que está na sua sétima temporada como técnico do clube, diz que tem que “colocar um pouco o orgulho de lado”, mas insiste que está “muito feliz”.

Esta ideia que à primeira vista parece ser um pouco rocambolesca está a ter sucesso. O ano passado a equipa subiu de divisão e este ano está na primeira posição. Está, por isso, bem encaminhada para garantir uma nova promoção. Quem não está muito contente com este sucesso é a federação francesa de futebol.

A entidade máxima do futebol francês anunciou novas regras para limitar casos semelhantes como este. Os responsáveis do Avant Garde Caennaise não querem acatar as ordens. Entendem que “as regras não podem mudar a meio do jogo” e colocaram a federação em tribunal.

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Hugo Mesquita

08-02-2019



RELACIONADOS