Atalanta como Portugal é prémio mais que justo pelo que Covid-19 fez a Bérgamo

Atalanta como Portugal é prémio mais que justo pelo que Covid-19 fez a Bérgamo

Desporto

Atalanta como Portugal é prémio mais que justo pelo que Covid-19 fez a Bérgamo

A fase final da competição, a qual será diferente por causa do Covid-19, vai disputar-se em Lisboa (estádio da Luz e estádio de Alvalade), entre 12 e 23 de agosto, com todos os jogos à porta fechada.

Artigo de Equipa Paraeles

10-07-2020

No dia em que faz 4 anos que Portugal se sagrou campeão de Europa, a UEFA fez o sorteio do que falta jogar da Liga dos Campeões. A fase final da competição, a qual será diferente por causa do Covid-19, vai disputar-se em Lisboa. No estádio da Luz e no estádio de Alvalade, entre 12 e 23 de agosto, com todos os jogos à porta fechada. E na ausência de equipas portuguesas, o nosso favorito é a Atalanta. Não só pelo que joga, mas como seria bonito que o modesto clube italiano conseguisse tal feito, Isto no ano em que o Covid-19 levou a tragédia e dor a Bérgamo. A pequena cidade de 120 mil habitantes teve quase 14 mil casos registados e cerca de três mil mortes.

Uma equipa de rejeitados e desconhecidos que joga muito à bola

A Atalanta tem o melhor ataque da liga italiana

Há anos que a Atalanta não é surpresa para ninguém. O mérito é dos jogadores e do veterano treinador Gian Piero Gasperini, de 62 anos. Sem se meter em grandes aventuras, o clube tem conseguido contratar futebolistas de estatuto médio. Como Papu Goméz, Ilicic, Muriel, ou Zapata, os quais nunca jogaram tanto como fazem agora. Atualmente em terceiro lugar, o emblema de Bérgamo tem o melhor ataque da liga. Além do jogador com mais assistências (Papu Goméz) e está numa sequência de 11 vitórias consecutivas.  Na defesa e meio-campo, destaque para Tolói, Castagne, Hateboer, Pasalic, Freuler ou Roon.

Leia ainda: Papu Gómez só queria morrer por não ter ido para o Atlético de Madrid

Olhando para o sorteio da Liga dos Campeões, não conseguimos evitar comparar com a caminhada triunfal de Portugal no Euro’2016. Porquê? Porque, sejamos honestos, a nossa Seleção teve sorte em ter ficado no lado mais fraco do sorteio, quando do outro lado ficaram todos os tubarões e principais favoritos. Algo semelhante ao que aconteceu agora na Champions.

Bérgamo teve 14 mil casos registados e e cerca de três mil mortes

Nos quartos de final, a Atalanta apanha um PSG que está sem ritmo competitivo, devido ao fim prematuro da liga francesa. E este é na teoria o osso mais duro de roer para os comandados de Gasperini. Se passar às meias, os italianos apanham o Leipzig (sem Werner e fora de forma) ou o Atlético de Madrid, que é sempre uma incógnita, já que tanto elimina o Liverpool, com alguma sorte, como é incapaz de marcar por vezes um golo a equipas fracas em Espanha.

Do outro lado do sorteio, ficaram clubes como o Manchester City, Real Madrid, Juventus, FC Barcelona, Chelsea e Bayern de Munique. Nas meias antevê-se um Manchester City-Juventus e um FC Barcelona-Bayern, isto caso impere a lei do mais forte no que falta jogar dos quartos de final.

Veja também: Josip Ilicic, o jogador revelação de 32 anos que faz o que ninguém tinha feito na Liga dos Campeões

Por isso, dizemos que tal como aconteceu com Portugal, este pode ser o ano da Atalanta. Não só porque é das equipas que mais prazer dá ver jogar, como seria importante que ainda fosse possível uma equipa pequena ganhar a prova mais importante do futebol Europeu. Sem esquecer o lado poético, ou seja, a conquista mais importante de sempre da Atalanta chegar no ano que a cidade chorou a morte dos seus.

Quartos de final:

1. Real Madrid/Manchester City-Lyon/Juventus

2. Leipzig-Atlético Madrid

3. Atalanta-PSG

4. Nápoles/FC Barcelona-Chelsea/Bayern

Emparelhamento meias finais:

1. [Real Madrid/Manchester City-Lyon/Juventus] – [Nápoles/FC Barcelona-Chelsea/Bayern]

2. [Leipzig-Atlético Madrid] – [Atalanta-PSG]

Final:

Vencedor da meia final 2- vencedor da meia final 1

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

PÈ
Artigo de
Equipa Paraeles

10-07-2020



RELACIONADOS