Arrascaeta, o mais caro de sempre marcou o golaço do ano ao serviço de Jesus

Arrascaeta, o mais caro de sempre marcou o golaço do ano ao serviço de Jesus

Desporto

Arrascaeta, o mais caro de sempre marcou o golaço do ano ao serviço de Jesus

Depois de muita polémica, Arrascaeta mudou-se do Cruzeiro para o Flamengo por 18 milhões de euros e há quem ache o valor exagerado.

Artigo de André Cruz Martins

26-08-2019

Giorgian Arrascaeta é um dos nomes do momento no futebol brasileiro. Tornou-se na aquisição mais cara de sempre de um clube “canarinho”. Mudou-se do Cruzeiro para o Flamengo por 13 milhões de euros, a que acresceram 5 milhões de euros, pagos ao Defensor Sporting. O ex-clube do futebolista ainda detinha uma percentagem do seu passe. Arrascaeta marcou um golaço de bicicleta na vitória do Flamengo por 3-0 sobre o Ceará. O uruguaio concluiu da melhor forma um cruzamento de Rafinha.

Leia ainda: Diego, o capitão de Jorge Jesus já foi agredido pelos adeptos do Flamengo

“Treino muito com o Rafinha, peço para cruzar para o segundo poste, mas para ir com a cabeça. Esta bola veio muito alta, eu estava sozinho e tentei fazer aquilo. Graças a Deus foi golo. Fiz um bonito no ano passado, parecido com esse, mas esse foi muito bonito” disse Arrascaeta no final da partida. Jorge Jesus também não ficou indiferente ao golo do seu pupilo. “O Arrascaeta tem coisas de génio. Parabéns pelo golo, vai ser considerado um dos melhores do mundo. Parabéns também aos adeptos, foi espetacular, foi por isto que escolhi o Brasil”, referiu.

Estreia a “meio-gás”

Arrascaeta estreou-se a 23 de janeiro, no jogo da segunda jornada da competição, no terreno do Resende, que terminou com um empate a uma bola. Apesar de ter sido Arrascaeta a iniciar a jogada do golo do Flamengo, o médio de 24 anos esteve longe de realizar uma atuação brilhante, tendo-se notado que ainda está em fase de adaptação aos novos colegas. Esta partida ficou também marcada pela estreia de Gabigol, outro dos reforços sonantes da equipa orientada pelo nosso bem conhecido Abel Braga e que vai apostar forte no campeonato, que não conquista desde 2009.

Ameaçado de morte

A transferência de Arrascaeta do Cruzeiro para o Flamengo foi bastante polémica. O negócio esteve muito tremido e o futebolista não escondeu a indignação nas redes sociais, apontando o dedo a Itair Machado, vice presidente do Cruzeiro.

“Ontem eu e o meu representante estivemos reunidos com o Cruzeiro e chamo a atenção para o facto do senhor Itair Machado ter usado expressões infelizes que eram razoavelmente consideradas intimidantes. Depois daquela reunião, e por algum motivo que não conheço, mas que coincidiu temporariamente com o fim da reunião, o meu telefone e o do meu representante tornaram-se públicos e recebemos mensagens com insultos e ameaças. Neste cenário, estou a avaliar, juntamente com o meu representante, o meu advogado e consultores o mais conveniente a fazer para preservar a minha segurança e os meus direitos legais e contratuais”, escreveu no Twitter e no Instagram.

Arrascaeta fez pressão para sair

Insatisfeito com a intransigência do Cruzeiro em deixá-lo sair, não esteve presente no regresso de férias da equipa e voltou a faltar a treinos nos dias seguintes. No entanto, depois de quase ter sido abortado, o negócio entre o Cruzeiro e o Flamengo acabou por realizar-se por 18 milhões de euros, valor considerado exagerado por alguns analistas. Por exemplo o antigo futebolista Ricardinho, que hoje em dia é comentador televisivo, defendeu que Rodriguinho, reforço do Cruzeiro, “é mais jogador do que Arrascaeta”.

Veja também: Gabriel Barbosa, o flop europeu que será o maior desafio de Jorge Jesus no Flamengo

E até Itair Machado veio a público dizer que o médio não vale tanto dinheiro. “Mesmo se eu tivesse esse dinheiro para gastar com ele não o faria. O Flamengo pagou ao Cruzeiro 13 milhões de euros e 5 milhões ao Defensor. Preferia investir esse dinheiro no Dudu” [jogador do Vasco da Gama], defendeu.

Adaptação difícil

Arrascaeta chegou ao futebol brasileiro em 2015, depois do Cruzeiro o tre contratado ao Defensor Sporting. E os seus primeiros tempos no clube de Belo Horizonte não foram famosos, como reconheceu Mano Menezes, treinador da “raposa” na altura. “É muito comum acontecer isso com jogadores que se contrata e sobre os quais existe grande expectativa. O facto de ser muito jovem [20 anos] também atrapalha”, referiu.

Posteriormente, surgiram notícias das constantes noitadas do uruguaio, o que também atrapalhou a sua evolução e levaram a que fosse deixado de fora durante algumas semanas, já sob o comando de Vanderlei Luxemburgo. Depois de uma primeira temporada sem brilhar, assumiu-se como uma das grandes figuras da equipa nas três épocas seguintes. Passou a ser presença assídua na seleção uruguaia, embora nunca tenha ganho o estatuto de indiscutível.

Mulher “oficializou” transferência

Arrascaeta é casado com Camila Bastiani,. Dias antes da oficialização da transferência para o Flamengo, ela já dava o negócio como adquirido, numa publicação nas redes sociais dirigida à sua personal trainer. “Minha personal preferida, a melhor de todas. Adorei conhecer-te, amada. Treinar com você, as nossas conversas e o nosso açaí. Vou sentir muita saudade!! Sempre estarás em meu coração! Aguardo você no Rio. Te quero”, escreveu.

Camila já namorava com Arrascaeta quando este jogava no Uruguai e o passatempo preferido de ambos é passearem a cavalo. De resto, a paixão por cavalos é antiga na família do jogador e o seu pai, Daniel, foi jóquei amador, tendo dado ao filho o nome do seu cavalo predileto.

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
André Cruz Martins

26-08-2019



RELACIONADOS